A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebe a professora da Universidade de Minnesota Panayiota (Pani) Kendeou para um seminário sobre o papel das escolas no combate à desinformação nesta terça-feira (18), às 18h, no auditório G1.

A palestra será voltada a estudantes do Colégio Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios e faz parte do conjunto de atividades do projeto “Escolas contra desinformação: educação midiática para todos”, uma iniciativa da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Unicap, em parceria com o Consulado Geral dos EUA no Recife e com o Colégio Liceu.

Todas as 150 vagas para participar do projeto, que inclui o seminário, já foram preenchidas. No entanto, quem não se inscreveu poderá acompanhar a palestra da professora Pani Kendeou pelo canal da Unicap no Youtube. Basta acessar o site www.youtube.com/unicapvideo a partir das 18h.

A palestra ocorrerá de maneira remota e contará com tradução simultânea para a língua portuguesa. “A nossa intenção é atingir o maior número possível de pessoas, sobretudo aquelas que integram a comunidade escolar, como estudantes de outras escolas, pais, mães, responsáveis, professoras e professores”, explica o coordenador do projeto, professor Juliano Domingues.

O projeto “Escolas contra desinformação” inclui, ainda, oficinas com estudantes dos 1º, 2º e 3º anos da rede estadual de ensino público de Pernambuco, com o objetivo de desenvolver habilidades nos jovens para identificação e combate a notícias falsas e desinformação. As oficinas serão ministradas pela professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Unicap, Andrea Trigueiro, e pelo mestre em Indústrias Criativas e doutorando em Ciências da Linguagem Bruno Gueiros.

A intenção da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Unicap é, a partir desse projeto-piloto, elaborar uma proposta de política, na expectativa dela vir a ser replicada em outras unidades da rede escolar.

Palestrante – Panayiota (Pani) Kendeou é professora do Departamento de Psicologia Educacional do Colégio de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Minnesota, nos EUA. Referência no assunto, dentre suas publicações mais recentes está a edição do livro “Misinformation and Fake News in Education” (Desinformação e notícias falsas na Educação), ainda sem versão em português.