A professora Carol Monteiro participou no sábado, 07 de junho, do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), no Rio de Janeiro. A conversa foi sobre “Coberturas originais do Nordeste” e a professora apresentou o Projeto Pecados Abaixo do Equador, realizado pela Marco Zero Conteúdo (brasil-holandes.marcozero.org).

Trata-se de uma investigação histórica que revisita os 24 anos da ocupação holandesa no Brasil a partir de uma perspectiva crítica e atual, utilizando uma plataforma geolocalizada e conteúdo multimídia para desmitificar o período colonial até hoje percebido, de forma equivocada, por parte da sociedade pernambucana como “diferenciado”, como se pudesse houver uma espécie de paradoxo do “bom colonizador”.

Além de Carol Monteiro, participaram do projeto o jornalista formado pela Unicap Emerson Saboia e o mestre em História, também formado na Católica, Anderson Fernando Rodrigues, além do programador Babak Fakhamzadeh.