Dentro da programação do congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), o Prof Dr Filipe Falcão, da Escola de Tecnologia e Comunicação, lançou, na quarta-feira (04), o livro “Introdução à Direção de Fotografia: Como Transformar o seu Roteiro em Filme”. O encontro da Intercom foi realizado entre os dias 03 e 06 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Publicado pela Gênio Editorial, o livro nasceu da pesquisa de pós-doutorado feita pelo autor.

O livro, estruturado em seis capítulos, oferece um mergulho conciso e ao mesmo tempo panorâmico no universo da direção de fotografia. O primeiro capítulo traça um breve histórico do ofício do cinema, desde as origens até os avanços tecnológicos mais recentes, contextualizando o leitor e apresentando os principais marcos e evoluções da área. Em seguida, explora o papel do fotógrafo como realizar de cinema, detalhando suas responsabilidades durante o período de filmagem, além dos desafios enfrentados na busca por soluções criativas para as demandas do roteiro e da direção.

Os capítulos seguintes exploram os aspectos técnicos e criativos da direção de fotografia. O livro também apresenta um estudo de caso detalhado sobre o uso do zoom nos filmes de Kleber Mendonça Filho com depoimentos exclusivos do fotógrafo Pedro Sotero. Essa análise aprofundada revela como o zoom, um recurso muitas vezes subestimado, pode ser utilizado de forma criativa e expressiva para gerar impacto emocional, enfatizar detalhes e criar transições dinâmicas entre cenas.

O livro já estar disponível para venda pelo site da editora.