O artigo “Gênese, continuidade e mudança em políticas de comunicação: uma proposta metodológica neoinstitucional”, da Revista Comunicação & Inovação, e o livro “América Latina: Fake News, poder político y desinformación en tiempos de Covid-19”, do Observatorio Venezolano de Fake News, compõem publicações acadêmicas recentes em que contribuiu o jornalista, cientista político e professor do curso de Jornalismo da Unicap Juliano Mendonça Domingues da Silva.

“Esse projeto se dedica ao estudo de políticas de fomento ao audiovisual no Brasil. O artigo é fruto da caminhada desse projeto, é uma etapa do aperfeiçoamento das ferramentas metodológicas e técnicas que têm sido aplicadas no projeto”, explica Juliano Domingues sobre o artigo publicado na edição v. 25 n. 53 (2022) da Revista Comunicação & Inovação, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A produção tem coautoria de Kátia Santos de Morais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Natacha Stefanini Canesso, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); e do coordenador Othon Fernando Jambeiro Barbosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com o professor, a abordagem do artigo “é a que a gente vem aperfeiçoando para uma aplicação em um projeto mais amplo de pesquisa em rede”, em que participam a Universidade Católica de Pernambuco e as instituições dos respectivos coautores.

Já para o livro “América Latina: Fake News, poder político y desinformación en tiempos de Covid-19”, do Observatorio Venezolano de Fake News em parceria com a Asociación Civil Medianálisis e lançado na Universidad Católica Andrés Bello, Juliano Domingues contribuiu para o capítulo “Desinformación en Brasil: temas, personajes y dinámicas comunicacionales”. São coautores Ulisses Matheus Braga de Freitas Melo, doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bruno Rafael Gueiros Barboza, doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco; e Martin Erbes, mestrando em Comunicación Digital Interactiva na Universidad Nacional de Rosario (UNR, Argentina).