Nosso professor Filipe Falcão é um dos pesquisadores que integra o livro Brazilian Horror Cinema In The Twenty-First Century: Neo-Fascism, Disaffection, Resistance. A publicação, com 326 páginas, traz textos assinados por pesquisadores de diferentes partes do Brasil que analisam parte da produção cinematográfica nacional do século 21 com leituras sociais e políticas.

O livro, lançado pela editora Tamesis, foi publicado na Inglaterra e foi organizado pela dupla de pesquisadoras Laura Canepa e Stephanie Dennison. Filipe assina o texto Azougue Nazaré: Religious Intolerance in a Secular Country. Azougue Nazaré é um filme pernambucano lançado em 2018. Com direção de Tiago Melo, a trama acompanha a rotina de uma cidade do interior, em meio aos canaviais, à espera da chegada do Carnaval. Os personagens incluem pessoas que participam das apresentações de maracatu e outras que são contra por questões religiosas.

Outros estudos apresentados no livro incluem filmes como O Animal Cordial, Trabalhar Cansa, As Boas Maneiras, Bacurau, O Som ao Redor, entre outros em um total de 16 obras. Filipe Falcão e Rodrigo Carreiro, da Universidade Federal de Pernambuco, são os únicos pesquisadores de Pernambuco que participam da publicação.

Filipe é professor da Escola de Tecnologia e Comunicação da Unicap onde ministra aulas nos cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além do Mestrado de Indústrias Criativas. Filipe também coordena a Agência-Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação da UNICAP (LabCom) e o Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea. Atualmente Filipe assina uma coluna de cinema na Rádio Jornal.

O livro Brazilian Horror Cinema In The Twenty-First Century: Neo-Fascism, Disaffection, Resistance está disponível em plataformas internacionais de vendas de livros.