O dia 18 de junho de 2015 marcou o quinto aniversário da enchente que atingiu a cidade de Palmares e de outros municípios da Mata Sul Pernambucana que são cortadas pelo rio Una. O tempo passou, e a cidade se reconstruiu, mas a população ainda convive com as imagens da tragédia que constantemente são lembradas.
Alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco foram até lá ouvir os moradores. Cada personagem conta a sua história. A incerteza e a dor podem ser percebidas nos depoimentos e vídeos. Tanto eles quanto a cidade, apesar de terem se passado cinco anos, estão em um processo de reconstrução. Seja em suas casas ou na alma.
“No jornalismo, existem muitos desafios e ‘pautas viradas’. O especial Palmares: Histórias de Reconstrução é um belo exemplo disso. A ideia inicial era de fazer um panorama sobre a BR 101 e o material que colheríamos sobre Palmares seria um vídeo extra, só para explicar como ficou a BR após a enchente. Mas percebemos que o material era muito interessante e extenso. Por isso, sentimos a necessidade de contar as histórias que ouvimos ao chegar ao local”, explica Aline Cunha, estudante do 6º período de Jornalismo da Católica.
A atividade fez parte da disciplina Comunicação Visual I. O objetivo era realizar uma reportagem multimídia.
Clique aqui e veja o resultado.