O nosso curso de Jornalismo teve o prazer de receber a jornalista Natália Viana para uma conversa sobre seu livro-reportagem: “O Vazamento: Memórias do ano em que o Wikileaks chacoalhou o mundo.” O encontro aconteceu de forma virtual na tarde da segunda-feira, 09, e foi mediado pela professora Carol Monteiro.
Natália é co-fundadora da Agência Pública, premiada agência de jornalismo especializada em investigar temas relacionados a direitos humanos, abuso de poder, transparência, e se tornou uma das primeiras jornalistas do país a trabalhar ao lado de Julian Assange, editor do Wikileaks, no maior vazamento de arquivos diplomáticos da história do Jornalismo: caso que ficou conhecido como Cablegate.
No bate-papo, a repórter revelou os bastidores da política externa dos Estados Unidos, episódios de perseguição política, e enfatizou a importância da transparência no jornalismo investigativo.
Carol Monteiro detalhou a importância de os estudantes terem participado do encontro com uma profissional como Natália. “Ela é uma figura importante não só no jornalismo investigativo de qualidade, como também é uma grande referência para os novos veículos independentes”, explicou Carol.