Palavras têm poder.
Palavras informam, libertam, destroem preconceitos.
Palavras desinformam, aprisionam e criam preconceitos.
Liberdade de expressão. A escolha é sua.
A responsabilidade, também.

Assegurar o exercício da liberdade de expressão e coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação são os objetivos da campanha “Palavras Têm Poder”, que será lançada nesta segunda-feira, 19 de maio, às 19h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526). A iniciativa é do Ministério Público de Pernambuco juntamente com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco, Centro de Cultura Luiz Freire, Centro Popular de Direitos Humanos, ONG Dialógica e própria Unicap. Na ocasião do lançamento, haverá um debate aberto ao público com o Gustavo Ferreira Santos (Unicap),Maxwell Lucena Vignoli, Patrícia Paixão (SinjoPE), Ivan Moraes Filho (CCLF).A campanha estimulará um diálogo entre a sociedade, o poder público e os meios de comunicação, procurando através de diversas ações promover os direitos humanos e chamar a atenção para possíveis mensagens que desrespeitem a lei ou o Código de Ética dos jornalistas. A censura, governamental ou privada, também será combatida pela proposta.

Para que as pessoas participem, serão disponibilizados canais de denúncia através da internet (www.palavrastempoder.org) e pelo telefone 0800 281 9455. Ainda no âmbito da campanha serão promovidos debates e rodas de diálogo com jornalistas. Materiais da campanha, como banners, vídeos e áudios, também serão disponibilizados através do site, para que mais pessoas possam participar da ação.

“A livre expressão de opiniões e ideias é um direito humano. Esperamos que as pessoas façam uso dele de forma construtiva e pacífica”, recomenda o promotor Maxwell Vignoli. Para Andrea Trigueiro, presidenta da Comissão de Ética do SinjoPE, está é uma oportunidade de aproximar a sociedade da discussão sobre conteúdos nos meios de comunicação, “Acredito que estamos dando um passo importante no sentido de aproximar o cidadão comum de temas de interesse social. A campanha vai ser um divisor de águas na abordagem sobre a comunicação social que queremos”

Mais informações sobre o lançamento da campanha poderão ser obtidas através do e-mail contato@palavrastempoder.org.