As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA) atraem a atenção mundial, não apenas pelo impacto global da escolha do líder da maior economia do planeta, mas também pela complexidade e singularidade de seu processo eleitoral.

Moldado por um bipartidarismo que simboliza valores e interesses divergentes de uma nação diversa e complexa, o sistema americano apresenta características que contrastam com outras democracias, como o papel dos estados “pêndulo” (swing states), a disputa entre dois partidos e a prática recorrente de propaganda negativa. Essa competição entre visões de mundo — por vezes conservadora, por outras progressista — se consolidou como parte da identidade americana, refletindo as tensões e os desafios de uma sociedade em constante transformação.

A exposição “Eleições nos Estados Unidos: uma eterna disputa”, organizada pela Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, o curso de Jornalismo e o Mestrado em História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com o apoio da Biblioteca, tem como objetivo explorar esses aspectos e aproximar a comunidade acadêmica da lógica e das dinâmicas de uma campanha eleitoral norte-americana. A exposição entrou em cartaz no dia 7 de novembro, e segue até o dia 19.

O material reunido aqui é parte do acervo pessoal do professor Juliano Domingues, colhido em 2016, quando acompanhou in loco as eleições 2016, a convite do U.S. State Department, como visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics, na Universidade de Akron, em Ohio.

Aquela disputa entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump foi marcada por intensa polarização e por questões inéditas no cenário político, como o debate sobre gênero, representatividade e o papel das redes sociais.

A experiência vivenciada pelo professor Juliano Domingues em 2016 só foi possível graças à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ao Departamento de Estado dos EUA, IEE (Institute of International Education), Akron University, Consulado Geral dos EUA no Recife e Embaixada dos EUA no Brasil.