Por Carla Teixeira

A gravação do programa TV Direitos Humanos, iniciativa da Cátedra Unesco Dom Helder Camara da Unicap em parceria com o curso de Jornalismo e a Cátedra Luiz Beltrão, contou com uma participação especial no dia 15 de setembro: um grupo de 10 alunos do primeiro período do curso de Jornalismo. Os estudantes puderam ver o final do programa, acompanhar a gravação da chamada e do teaser, além de conversar com os professores envolvidos no projeto.

“A visita é um respiro aliviado depois de tanto distanciamento. O olho no olho, o encontro face a face, ainda que seja com máscara e álcool, simboliza esse ambiente historicamente fraterno e afetuoso do nosso curso de Jornalismo”, destaca o coordenador da Cátedra Luiz Beltrão, Juliano Domingues. Ele é o apresentador do programa TVDH, que conta ainda com o debatedor e coordenador da Cátedra Dom Helder, professor Manoel Moraes.

A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Carla Teixeira, está apresentando os espaços da universidade e da Escola de Comunicação – Curso de Jornalismo para os estudantes do primeiro, segundo e terceiros períodos. Eles ainda não conheciam a Unicap, pois entraram no curso durante a pandemia. “Foi uma oportunidade incrível ver a gravação do TVDH. O grupo ainda conheceu os laboratórios de Produção Gráfica, TV, Rádio, Fotografia, as salas de aula, redação e o espaço onde funciona a Agência Laboratório do Curso, a Unilab e a coordenação”, explica Carla Teixeira. “Retomar esse contato, mesmo que de forma breve, é um alento. O grupo pode se conhecer pessoalmente, ver professores e técnicos, além de sentir, de fato, como é a universidade”.

A professora Andrea Trigueiro, que cuida da produção jornalística do TVDH como coordenadora do projeto de extensão que debate educomunicação e direitos humanos e atende à Cátedra Dom Helder, também conversou com os estudantes, assim como a estudante do sétimo período, Isadora Cavalcanti, voluntária no projeto de extensão.Andrea destacou que “Receber os estudantes de jornalismo durante a gravação do programa TV Direitos Humanos foi como receber um presente. Os meninos e as meninas puderam vivenciar as rotinas de produção de telejornalismo em um ambiente de distanciamento social. Também puderam entender as mudanças nas nossas práticas jornalísticas durante a pandemia, um momento em que o jornalismo não parou e exerceu seu papel social.

O roteiro de visita incluiu ainda uma visita à Biblioteca Central. Da recepção, pois a biblioteca ainda não abriu para a entrada de estudantes, a funcionária Ana Beatriz Nascimento falou sobre o acervo, as áreas de estudo, periódicos e, ainda, sobre a necessidade do cadastro e do acesso aos e-books.

Entre os estudantes, o encanto pelos espaços e por estarem se conhecendo. “Depois de um ano e meio de pandemia, poder pisar em um ambiente tão acolhedor, ver novas pessoas e conhecer um pouco do que será o meu futuro, foi muito enriquecedor. Além de aquecer o coração, deu um certo “gás” para a estudante que sou. Foi incrível!”, conta Ana Carolina Oliveira, representante de turma do primeiro período do curso de Jornalismo. Ela, assim como os representantes do segundo e terceiro períodos, está articulando o cronograma de visitas ao campus junto à coordenação do curso de Jornalismo.

As próximas visitas acontecem nos dias 22 e 23 de setembro, com estudantes do primeiro e terceiro períodos. As visitas acontecem em grupos de até 10 pessoas, de acordo com o estabelecido pelo setor de segurança e patrimônio da Unicap. Em tempo: o programa TVDH vai estrear na TV Pernambuco no sábado, dia 25 de setembro, às 19h. Uma edição especial, fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre a Unicap – Cátedras Dom Helder e Luiz Beltrão, Escola de Comunicação e Curso de Jornalismo – com a TV Pernambuco.