O Intercom Júnior (IJs) é uma das atividades mais importantes presentes tanto nos congressos regionais, quanto no Intercom nacional. O IJs permite que estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso) possam enviar trabalhos acadêmicos de pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras.

O objetivo da atividade é a formação de jovens pesquisadores a partir do estímulo à pesquisa ainda na graduação dos estudantes. Neste ano, os trabalhos selecionados para o Intercom Júnior da Universidade Católica de Pernambuco são:

• Políticas públicas para o cinema na África lusófona. Os casos de Angola, Cabo Verde e Moçambique por Ariel Lins Barros, Camila Póvoas Tavares e Cláudio Roberto de Araújo Bezerra;
  • O centenário da Semana de Arte Moderna aos olhos da revista Continente e da revista Quatro Cinco Um por Beatriz Maciel de S. Lima, Caio de M. Machado, Guilherme de Sá e Britto Rodrigues dos Anjos, Laura Rodrigues Machado e Dario Brito Rocha Junior;
  • Uma análise acerca do perfil dos frequentadores e da qualidade dos cinemas São Luís, Derby e Porto Digital por Lara Nascimento de Sá, Laura Martiniano Costa, Rafael Gueiros Basto e Dario Brito Rocha Junior.

• As Políticas Públicas para o Cinema em Portugal e Brasil por Beatriz Maciel de Souza, Gabriela Agra de Moura e Cláudio Roberto de Araújo Bezerra.

Vamos lembrar que o Intercom Nordeste acontece na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre os dias 20 e 22 de junho.