Esta postagem vai para os admiradores do rádio. Já imaginou como é legal estagiar em um veículo de comunicação centenário e que até hoje continua sendo ágil na transmissão de informação e entretenimento? A nossa série Estágio Diário traz hoje a participação do estudante Ruan Barros, estagiário da Secretaria de Imprensa de Pernambuco (Agência Rádio SEI de Notícias). Ruan, que vai para o sétimo período em 2023.2, produz matérias e notas, além de outros serviços, que são veiculados para algumas rádios da Região Metropolitana do Recife.  

“Tudo que eu aprendi em formatar texto para rádio tanto com Andreia Trigueiro, quanto com Vlaudimir Salvador, serviram muito quando eu cheguei lá, principalmente para fazer o teste”, relembra Juan sobre o processo de seleção. O estudante vai completar um ano na Rádio SEI no mês de agosto.  

Segundo Juan, a experiência com o ambiente do estágio sempre é uma realidade diferente. Pela manhã, durante um período de quatro horas diárias, são  produzidas em média duas matérias. Ele constrói o texto a partir da pauta que recebe, verifica os áudios dos entrevistados com as assessorias, grava e edita a matéria, e envia por e-mail para as rádios reproduzirem. 

Diante dessa rotina, Ruan afirma que além de ter desenvolvido no estágio as habilidades de correção de texto, destaca também o desempenho da locução. “Para você que está numa rádio como a Rádio Sei, que está praticamente em todas as rádios de Pernambuco, é preciso melhorar bastante a locução, então foi uma coisa que eu melhorei”, expressou.

A jornalista e coordenadora do Curso de Jornalismo da Unicap, Andrea Trigueiro, fala da importância dos estudantes terem a aproximação com as mídias sonoras o quanto antes. “A ideia é fazer com que os nossos alunos tenham mais cedo o contato com as mídias para estarem aptos a participarem de seleções e serem selecionados”, explica Andrea.

Por Luiz D’Castro