A Escola de Comunicação da Unicap está participando de um dos mais importantes eventos internacionais de comunicação, o XVI Congresso ALAIC 2022. Com o tema “A comunicação como bem público global: novas linguagens críticas e debates para o futuro”, a programação acontece no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, Argentina, de hoje, 26, a 30 de setembro. 

É uma iniciativa da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación e reúne pesquisadores de vários países da América Latina. Cinco professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, além de um aluno do curso de Jornalismo, aprovaram artigos e estarão apresentando o resultado de suas pesquisas no Alaic 2022, em uma importante contribuição à internacionalização da pesquisa realizada na Universidade Católica de Pernambuco.

O estudante Walmir Estima, que concilia o curso de Jornalismo com um mestrado na Universidade Federal da Bahia, apresenta o artigo Teoria Ator-Rede e Geopolítica das Plataformas: uma análise na carta aberta dos ex-líderes de segurança nacional ao congresso dos EUA. “É meu primeiro congresso fora do Brasil e primeiro trabalho apresentado como pesquisador, mestrando. Me deixa muito feliz estar indo para o mesmo congresso que meus professores do curso de Jornalismo da Unicap, pessoas nas quais me espelho e instituição onde comecei minhas pesquisas no campo da comunicação. Se não fossem as orientações pacientes e dedicadas do professor Dario Brito, por exemplo, eu não teria passado na seleção de Mestrado para a UFBA. Tô muito feliz”, festeja Walmir.

Um dos resultados do grupo de estudos “BBB também é aula”, coordenado pelos professores Thelma Guerra e Fernando Fontanella, o artigo Do anônimo ao influenciador: Big Brother Brasil e as estratégias de integração da TV  com o marketing de influência digital estará no GT Comunicação Publicitária. Thelma Guerra, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, e Fernando Fontanella, professor e coordenador da Aê, comentam que o artigo “Tenta explorar o momento em que o marketing de influência se torna muito importante no cenário da propaganda”. 

O professor do curso de Jornalismo e do Mestrado em Indústrias Criativas, Juliano Domingues, coordenador da Cátedra Luiz Beltrão da Unicap, participa com o artigo Violência contra jornalistas como barreira a media opening no qual apresenta resultados preliminares de investigação a respeito da relação entre sistema de mídia e contexto político, articulando os conceitos de media opening e a qualidade da democracia. Juliano Domingues representa ainda a Socicom, como diretor de relações nacionais, e a Intercom, como vice-presidente. “A Alaic é uma missão com o processo de consolidação do chamado Pensamento Comunicacional Latino-americano. E a Intercom é parte fundamental disso, dessa construção coletiva de uma perspectiva própria, original de investigar os fenômenos comunicacionais. Melhor ainda é ver a Unicap tão presente no congresso”, destaca o professor. 

O artigo “Do que não falamos quando dizemos Colonialismo de Dados: o tempo ogúnico como operador analítico” apresenta alguns elementos afrocentrados para se analisar o estatuto da produção de conhecimento no mundo contemporâneo. O trabalho é do professor do curso de Jornalismo e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas, Luiz Carlos Pinto. Para ele, “a participação no Congresso da Alaic é muito importante pela possibilidade de termos contato com uma gama muito variada de pesquisas em desenvolvimento na América Latina”.

Já a professora Carla Teixeira, coordenadora do curso de Jornalismo e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi Unicap, assina a autoria do artigo Mapeamento de Inovação em Metodologias, Práticas de Aprendizagem e Narrativas em Grupos Periféricos da Grande Recife junto com os egressos do curso de Jornalismo, Laís Arcanjo e Yuri Euzébio. O trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida entre os anos de 2019 e 2022 no Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap.  “É crucial a Escola de Comunicação da Unicap participar de eventos desse porte, mostrando o investimento da universidade na área de pesquisa. Estar no Alaic reflete a qualidade de nosso trabalho e o quanto nossos alunos e egressos se destacam no campo científico”, destaca Carla Teixeira. 

“A Escola de Comunicação vem se consolidando como uma referência em pesquisa e tem uma produção muito qualificada, abrangente e relevante. Participar de congressos como o Alaic é importante tanto para dar visibilidade a esta produção quanto para trocar experiências com outros pesquisadores e pesquisadoras do continente”, reforça a diretora da Escola de Comunicação, Carol Monteiro. 

Seguem os dias e Grupos de Trabalho das apresentações:

  • Segunda, 26:

GT 16: Dataficação crítica e governança de plataformas

Teoria Ator-Rede e Geopolítica das Plataformas: uma análise na carta aberta dos ex-líderes de segurança nacional ao congresso dos EUA – Walmir Estima 

GT 18 – Ética, Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação

Violência contra jornalistas como barreira a media opening

Juliano Domingues

GT 19: Comunicação digital, redes e processos

Do que não falamos quando dizemos Colonialismo de Dados: o tempo ogúnico como operador analítico – Luiz Carlos Pinto 

  • Terça, 27:

GT Comunicação Publicitária 

Do anônimo ao influenciador: Big Brother Brasil e as estratégias de integração da TV  com o marketing de influência digital – Thelma Guerra e Fernando Fontanella 

  • Quarta, 28

GT Comunicação Popular, Comunitária e Cidadania

Mapeamento de Inovação em Metodologias, Práticas de Aprendizagem e Narrativas em Grupos Periféricos da Grande Recife – Carla Teixeira, Laís Arcanjo e Yuri Euzébio