Por Rafael Gueiros

O 44° Congresso de Ciências da Comunicação que começou nesta segunda (04) e vai até o próximo sábado (09), conta com a participação do curso de Jornalismo em várias atividades da programação. Diversos professores e pesquisadores de referência no campo da Comunicação no Brasil e alunos de graduação do curso de Jornalismo, além dos recém-formados também participam apresentando suas pesquisas.

O coordenador local do evento que traz como tema “Comunicação como prática da liberdade”, em homenagem aos centenário do educador pernambucano Paulo Freire, é o professor Juliano Domingues, vice-presidente da Intercom. Além dele, os professores Dario Brito e Filipe Falcão também estão no trabalho de coordenação.

A participação da Unicap no evento tem sido significativa, já que a universidade sedia o Congresso, que ocorre de forma remota. O curso de jornalismo, está presente em todos os dias da programação com mais de 30 participações nas atividades nos mais variados temas. De tecnologias emergentes para a produção de conteúdo jornalístico até os 60 anos de ensino de jornalismo em Pernambuco, o Intercom 2021 traz mesas relacionadas ao curso que representam tanto a atualidade quanto a história do jornalismo.

Nestes dias, estão sendo discutidos temas como a Comunicação e a pedagogia libertadora de Paulo Freire, no qual a professora Andrea Trigueiro foi uma das debatedoras, O Poder Simbólico das Redes Sociais na Luta Antirracista: Um Estudo de Caso da Ocupação de Djamila Ribeiro no Instagram, de Paulo Gustavo e ainda a Comunicação popular: brega-funk como canal de emancipação cultural para as comunidades periféricas, feito por Andressa Carolina da Silva Lira, Emerson Saboia Pires de Sá, Maria Eduarda Lavoisier, Ricardo Bezerra de Oliveira Filho e Dario Brito Rocha Júnior. A abertura do evento, nesta segunda, contou com a participação da professora Nita Freire, viúva de Paulo Freire, e está disponível no Youtube no canal da UNICAP.

Nos dias 6, 7, 8 e 9 ocorrerão mesas com os temas de 60 anos do ensino do jornalismo em Pernambuco: resgate crítico, apresentado pela professora Aline grego; Soft Power, Imperialismo Midiático e a Geopolítica das Plataformas: uma reflexão sobre os efeitos das Redes Sociais na disputa entre os EUA e a China, de Walmir Estima e o lançamento da Revista Iniciacom, que conta com artigos das professoras Andrea Trigueiro e Aline Grego.

Então, se liga na programação porque no sábado, último dia do evento, acontece a mostra competitiva Expocom com nove trabalhos do curso disputando a final nacional do prêmio e a gente traz todos os detalhes durante a semana!