O curso de Jornalismo lança nesta quinta-feira, dia 11, a Cartilha Antirracista da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), formulada pelos estudantes do sexto período do curso. A elaboração se deu a partir da disciplina de Projeto Integrador V, ministrada pela professora e coordenadora das graduações em Jornalismo e Fotografia na universidade, Renata Victor. Você pode conferir a baixar cartilha abaixo.
Os estudantes entrevistaram especialistas e nomes importantes da cultura preta e indígena do Recife, como a deputada estadual Dani Portela, o rapper Okado do Kanal, o militante Jackson Augusto (Afrocrente), a pró-reitora de pesquisa Valdenice Raimundo, a fotógrafa Marina Feldhues e os mestrandos Kadu e Raio além do reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.
A ideia surgiu a partir de uma inquietação da turma, abraçada pela professora, “O intuito é abrir a mente das pessoas. Infelizmente ainda hoje vivemos diante de cenários racistas, não só nas Universidade, mas no Brasil e no mundo. A gente tem que contribuir para que este cenário mude, inclusive formulando conhecimento de dentro da universidade para fora dela”, explica a docente.
Entre os temas abordados, estão representatividade, tipos de racismo (estrutural, institucional etc.), dados e estudos sobre o assunto, além de relatos pessoais dos entrevistados. A cartilha também destaca as ações da gestão da Unicap, principalmente por meio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), com intuito de diminuir abismos raciais e culturais e de promover pluralidade no ambiente acadêmico.
Na elaboração do material, os alunos fizeram pesquisas, levantaram dados, buscaram teóricos conceituados e reuniram o conhecimento em um único material claro, prático e direto ao ponto, a fim de democratizar os conceitos estudados.


