Leia, abaixo, o relato de um ex-aluno da Católica sobre o Curso Abril de Jornalismo.

Com a palavra, Jaime Mitchell.

 

Minha experiência no Curso Abril de Jornalismo

por Jaime Mitchell

Eu já tinha ouvido falar do Curso Abril de Jornalismo, conhecido como CAJ, antes de ter todos os requisitos para fazer tentar uma vaga nele. Quando estava me graduando na Católica, decidi que deveria arriscar e fiz a inscrição. Sabia que se fosse aprovado ia ficar um tempo longe da família e dos amigos, mas jornalismo é isso: uma profissão cheia de riscos e sacrifícios, não é!?

Depois de fazer o texto e preencher o currículo para a primeira fase esperei o resultado para a segunda. Passado um tempo fui convocado para a entrevista. Edward Pimenta, coordenador do CAJ, foi quem conversou comigo. O papo variou de meus gostos pessoais de leitura até jornalistas que eu admirava. Terminada a entrevista, ele disse que o resultado sairia em dezembro.

Veio dezembro e a boa notícia: estava selecionado para o Curso Abril de Jornalismo. De Pernambuco só havia passado eu na categoria Texto e mais um amigo na categoria Design. No Curso, os cajianos (como são chamadas as pessoas que estão fazendo CAJ naquele ano) são divididos em grupos para desenvolver determinados projetos das marcas da Editora (revistas, sites, MTV…)

Este ano a Abril teve oito projetos e eu fiquei no grupo da Info que tinha que estruturar um canal de games para o site da revista Info. O CAJ tem toda uma estrutura montada na Editora Abril em um formato de uma redação mesmo e este era o local para trabalhar no projeto, conhecer melhor os outros cajianos e, paralelo a isso, assistir palestras no auditório ao lado da redação do CAJ.

As palestras tinham vários temas: um dia aprendíamos sobre texto, no outro sobre design, infografia… Todas com profissionais da Abril e convidados do Brasil e do exterior. Também fizemos workshops. Parece ser muito trabalho e, na verdade, é, mas vale muito, pois aprendemos com pessoas conceituadas que estão na maior editora do Brasil. O nosso ano do Curso teve uma novidade. Cada cajiano fez um estágio de uma semana em uma redação da Abril. Eu fiquei na Revista Saúde e a matéria que escrevi para eles saiu na edição de agosto.

Além disso, tem as amizades feitas: juntos com você estão outras pessoas recém-formadas, algumas de São Paulo e outras de fora, todas com o mesmo objetivo de fazer um bom projeto e com o espírito de trabalho em equipe. E dá tempo de desvendar São Paulo acompanhado dos novos amigos. Após o CAJ cabe a cada um escolher se quer arriscar ficar por Sampa. Eu fiquei e tudo tem dado certo. Atualmente trabalho na Abril e continuo aprendendo bastante. E minha missão do Curso já está no ar no site da Info!

As inscrições para a próxima edição do Curso Abril de Jornalismo estão abertas! Clique aqui!