Por Conceição Tomaz

Odara Hana (acervo pessoal)

Para a estudante do 5.º período de Jornalismo, Odara Hana, 20, a paixão pelo curso despertou ainda muito cedo, por volta dos 15 anos quando, interessada por moda, lia várias revistas como Marie Claire, Team, Vogue e Elle. “Eu coloquei isso na minha cabeça, que eu queria Jornalismo porque eu gostava muito daquelas revistas e, ao acompanhar jornalistas que escreviam nelas, comecei a me apaixonar pela profissão”, relembra Odara.

Enquanto terminava o ensino médio, a estudante firmava ainda mais o desejo por entrar no curso dos sonhos de sua  adolescência. “Comecei a acompanhar o Jornalismo por outras perspectivas e buscar outras áreas e tive a certeza de que era aquilo que queria, não importando a área que fosse: política ou moda, por exemplo. Fosse em TV ou rádio, Jornalismo era o meu objetivo”, conta, entusiasmada.

Odara está no segundo ano do Pibic – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap. “Estou sob a orientação da professora Andrea Trigueiro, no projeto de pesquisa Observamidiadh, que é um Observatório de Violações de Direitos Humanos na Mídia. Eu entrei nesse projeto porque era voluntária na Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos, sob a supervisão da professora Andrea. Esse trabalho cresceu e se transformou no EDUCOMDH – Escola de Educomunicação e Direitos Humanos, projeto de extensão coordenado por Andrea Trigueiro. Ele trabalha a educomunicação para os Direitos Humanos, produzindo conteúdos para a Cátedra e EDUCOMDH. O projeto reúne estudantes de Jornalismo e do curso de Direito da Unicap.  Descobri uma nova área do Jornalismo, os Direitos Humanos, acho incrível trabalhar sob essa perspectiva, de olhar para o outro”, explica a estudante.

Ainda sobre o trabalho na Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos, Odara Hana reconhece a importância de, já no segundo período, ter tido essa oportunidade. “Comecei a trabalhar com Direitos Humanos e com temas que abordavam o respeito ao outro, me eduque também. É com isso que a professora Andréa trabalha, a educação para os direitos humanos”, destaca Odara.

Como toda estudante, Odara se divide entre as atividades pessoais e as da universidade. No momento ela estagia na Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura da Cidade do Recife. “Estou no setor de assessoria de imprensa. Era uma área para a qual eu não olhava com paixão, mas que, principalmente pelo acompanhamento da minha supervisora, Aline Benevides, eu tenho observado de outra forma, gostando muito do que faço, “ explica.

“Produzimos releases, posts para redes sociais, criamos sugestões de pauta. Gosto de chegar ao fim do dia e sentir cansaço por ele ter sido produtivo. Está sendo ótimo aprender sobre assessoria de imprensa”, finaliza Odara.

A estudante também gosta das artes cênicas e até já fez curso de teatro. “Acredito que temos sempre uma segunda opção quando estamos no ensino médio. O teatro sempre teve esse lugar. Hoje eu uso as técnicas que aprendi nas apresentações das atividades da universidade, por exemplo. Quando há um trabalho audiovisual em grupo, meus colegas de turma sempre me colocam na frente da câmera,” diverte-se.