Por Myllene Pedrosa

O “Conta tua História” da semana é com a querida Ana Júlia Duarte. Olindense, ela tem 20 anos e é estudante do 5º período do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Completamente apaixonada pelo carnaval, Ana conta que suas fantasias ficam prontas já nas prévias de dezembro (isso antes da pandemia ter começado). Sua personalidade mistura a arte, o humor e muita música, pois ela sabe tocar piano, violão, ukulele e pandeiro. O aprendizado musical foi autodidata e começou aos 12 anos. 

“Antes de conhecer o mundo que é o jornalismo, eu tinha uma visão de que iria atuar como repórter esportiva ou fotojornalista”. Ana enfatiza que hoje percebe que não existe somente as áreas de impresso, TV e Rádio, como pensava. Entender que o jornalismo é narrar a história de todos, sem exceção, faz muito sentido para ela.

 Ana Júlia antes da pandemia do COVID-19. (Acervo Pessoal)

As experiências que enriqueceram a sua jornada foram o Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap (Pibic), que desenvolveu junto ao professor orientador Filipe Falcão, e, ainda, o voluntariado na Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara. Também o período em que participou da Agência Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação da Unicap, a Unilab. 

Júlia lembra a importância de ter trabalhado com Andrea Trigueiro nestes dois projetos. “Estar na Cátedra e na Unilab fez com que eu me conhecesse como futura profissional, E me deu firmeza para encarar o que viria pela frente”, destaca.

O desejado Pibic chegou em agosto de 2021. Dessa vez, com o grande professor Filipe Falcão. Juntos estão pesquisando sobre direção de fotografia em recortes no cinema contemporâneo pernambucano. É nítido que Ana tem um pé em fotojornalismo. “A experiência de fazer um projeto de pesquisa dentro da universidade é muito importante