Por Conceição Tomaz

Elaine de Oliveira, 32, é estudante do 5° período de Jornalismo na Unicap. Ela se considera pernambucana, mesmo chegando aqui por volta dos nove anos de idade de sua cidade natal, a capital paulista, no sudeste do país. Moradora do bairro Bomba do Hemetério, na Zona Norte da cidade do Recife, tem conhecimento sobre um dos lugares mais culturais da capital. E cita com orgulho as diversas manifestações de cultura popular e suas raízes nordestinas. “Decidi fazer jornalismo para poder ter a oportunidade de mostrar as coisas boas que temos aqui como a Tribo Canindé de Recife, Maracatu Encanto da Alegria, O Reizado Imperial, O Boi Teimoso, Troça Carnavalesca Abusadores do Arruda, Escola de Samba Gigante do Samba e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério”, descreve a estudante.

Foto do acervo pessoal: A estudante Elaine Oliveira em sessão de fotos para o site institucional da Unicap

Entre 2006 e 2008, Elaine participou do projeto Escola de Vídeo da ONG Auçuba (@aucubacom) que oferecia cursos a comunidades carentes de Recife. Participar do projeto foi um divisor de águas na vida da estudante. “Antes (do projeto) eu queria ser professora de História, mas quando comecei a participar das aulas de vídeo, fotografia, jornal impresso, rádio e ter acesso a temas como Direito da Criança e do Adolescente, mostrando o lado positivo de vivermos em nossa comunidade, o jornalismo tornou-se um sonho”, conta Elaine. Na época, ficou evidente para a estudante que a mídia local só destacava os aspectos negativos do bairro, muitas vezes ignorando as fortes manifestações de cultura popular local.

Foto do acervo pessoal – A estudante durante gravação de uma atividade para a disciplina Reportagem e Edição em Telejornal

Com esse repertório social e olhar atento a sua comunidade, Elaine deu o pontapé na iniciação científica no Pibic com a professora Aline Grego, do curso de Jornalismo da Unicap, no projeto Climate Labs. “O nosso objetivo é fortalecer a perspectiva da comunicação, com a implantação do laboratório de inovação social que a universidade está propondo para o campus integrado no bairro Beberibe (Zona Norte de Recife), através do levantamento das lideranças do bairro de Caixa D’água”, explica.

O projeto Climate Labs visa desenvolver uma comunicação voltada à informação da população sobre as mudanças climáticas que afetam diretamente o bairro. “As consequências do clima percebemos muito bem quando chove na cidade e o rio Beberibe alaga, por exemplo. Há deslizamentos de barreiras e encostas, o lixo que é descartado de qualquer maneira vem à tona. Nossa proposta é desenvolver a comunicação e prevenção a esses eventos, por meio da fotografia, rádio, redes sociais. Estamos unindo a comunidade e a universidade”, destaca Elaine.

Ainda no primeiro período do curso de Jornalismo, Elaine fez um trabalho para a disciplina de História do Jornalismo, ministrada por Aline Grego, sobre a ex-professora da Unicap e jornalista Mônica Silveira. Desse trabalho nasceu um documentário que ganhou o prêmio na segunda edição do FAÇO – Festival de Jornalismo Autoral (https://www3.unicap.br/eufaco/), evento do curso que é voltado à produção dos alunes da instituição. Através de votação popular, o documentário ganhou na categoria audiovisual do festival. “Quando soubemos que o FAÇO estava com as inscrições abertas, pedimos autorização a Mônica Silveira e com o autorização dela, fizemos o vídeo de apresentação do nosso projeto. Para nossa surpresa, ganhamos na categoria audiovisual por votação popular em primeiro lugar! Comecei a gritar e pular aqui em casa, sentindo uma alegria imensa. Imagina? No começo do curso e já ganhar um prêmio?”, comemora Elaine.

Para quem quiser assistir ao documentário o link é esse aqui: https://www3.unicap.br/eufaco/2020/10/21/monica-silveira-alem-da-tela/

“O jornalismo para mim é um ato de resistência, superação e fé. Tentei entrar na faculdade de 2008 a 2018, mas por causa do trabalho, não consegui conciliar com os estudos. Sempre falava pra mim mesma “não desiste Elaine, seu dia vai chegar!”. E chegou através de uma bolsa 100% na Unicap, em 2019”, relata. O amor pelo curso e a fé em Deus tem fortalecido a estudante nessa caminhada. “Quando estava no terceiro período, minha avó de 80 anos faleceu em função de uma parada cardíaca. Foi muito difícil esse momento porque a gente tinha combinado que ela iria colocar meu anel de formatura, já que em 2015 eu havia perdido a minha mãe e essa missão foi transferida para ela”, revela Elaine.

Elaine lembra das palavras da avó quando contou que passou no vestibular da Unicap. “Minha avó agradeceu a Deus em oração e me disse ‘minha filha, estude para você terminar seu curso, se dedique porque você é uma menina inteligente e Deus vai lhe ajudar em tudo’. As palavras dela, a minha fé e o apoio dos meus colegas de turma e professores que, em alguns momentos, são também amigos, são meu combustível para estar aqui e agora, pronta para mais um período. Continuo seguindo para cumprir a missão da graduação e depois mestrado, doutorado e pós-doutorado, em nome de Jesus,” finaliza a estudante.