Os Congressos Regionais da Intercom são uma ferramenta de disseminação dos estudos da comunicação por todas as partes do Brasil. Eles acontecem anualmente nas cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e culminam no Congresso Nacional, que este ano será em Manaus (AM).

Criados com o objetivo de descentralizar a reflexão e debate sobre comunicação, em 2013, os encontros regionais estão batendo todos os recordes de participação. Os números são impressionantes não só quanto aos participantes, mas também no volume de trabalhos inscritos.

Para se ter uma dimensão do sucesso obtido este ano, é só dar uma olhada nos números de inscritos para os Congressos de 2013: mais de 2,1 mil no Sudeste; mais de 1,3 mil no Nordeste; cerca de mil inscritos no Centro-Oeste; mais de 2 mil no Sul e mais de 700 participantes no Norte.

No Nordeste, por exemplo, as inscrições para os prêmios da Intercom tiveram que ser encerradas com duas semanas de antecedência, dado o volume de participantes. E as outras regiões também estão obtendo as melhores marcas da história dos encontros.

“Estamos cada vez mais realizando congressos regionais em cidades interioranas de fato, ou seja, mais no interior do país, isso tem representado uma maior procura. Acredito que seja por essas cidades e sub-regiões terem pouca coisa em termos de oportunidades”, considera a Vice-Presidente da Intercom, Marialva Barbosa.

Estima-se que cerca de dois terços dos participantes sejam graduandos de cursos de comunicação. Por isso, um dos diferenciais dos Congressos é prestigiar estes jovens talentos. “Estamos cada vez mais fazendo um trabalho pioneiro e levando a discussão acadêmica e do mercado de trabalho para cidades e regiões que não haveria isso, não fosse a ação da Intercom”, conclui Marialva.

Fonte: Jornal Intercom