O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco recebe parte da programação da “Semana Celso Furtado: Uma Ausência Presente”, promovida pela Sudene. As mesas estão marcadas para esta quinta-feira, dia 20, na sala 510, conforme programação abaixo. O evento é aberto ao público.
20/11
Unicap – Sala 510, bloco A
15h às 17h – Criação da Sudene e agenda política da imprensa: uma simbiose
Eduardo Ferreira (ex-assessor da Sudene e ex-professor da Unicap) e Deijenane Gomes (UFPE/Procondel)
Mediador: Prof. Juliano Domingues (Unicap)
17h às 17h30 – Projeto de acesso democrático à informação institucional
Angela Nascimento (Procondel)
19h às 21h30 – Celso Furtado e a história do planejamento na América Latina
Profa. Beatriz Brussantin (Unicap) e Prof. Marcos Costa Lima (UFPE/Procondel)
Mediadora: Angela Belfort (Jornal do Commercio)
(veja a programação completa aqui).
No dia 20 de novembro de 2014, completam-se 10 anos da morte de Celso Furtado, idealizador e primeiro superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (1959–1964). Celso foi ainda o primeiro ministro de Estado do Planejamento (1962 -1964), bem como embaixador do Brasil junto à Comunidade Europeia (1985) e ministro da Cultura (1986–1988).
Em homenagem a um dos mais importantes economistas e pensadores brasileiros, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – correalizadoras do Procondel, projeto de preservação e digitalização do acervo do Conselho Deliberativo da antiga Sudene -, unem-se à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), à Fundação Joaquim Nabuco e à TV Universitária para realizar, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2014, a “Semana Celso Furtado: Uma Ausência Presente”, dentro da programação do Ciclo de Debates Sudene.