A Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) teve projeto aprovado no Edital EUA-Brasil 2022-2023, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, na linha de financiamento “Democracia e inclusão social”. A disputa foi bastante acirrada: ao todo, 208 propostas de oito estados da região Nordeste foram avaliadas, mas apenas oito aprovadas – dentre elas, a da Unicap.

O projeto se chama “Escolas contra a desinformação: alfabetização midiática para todos” e é voltado a estudantes, professoras e professores do ensino médio da rede pública de Pernambuco. Serão oferecidos seminário e oficinas de alfabetização midiática, com o objetivo de promover princípios democráticos básicos, em especial o direito à informação e à comunicação.

“Ao unir teoria e prática, a proposta pretende desenvolver nesses jovens a habilidade de pensar a comunicação de maneira crítica”, explica o coordenador da Cátedra Luiz Beltrão e idealizador do projeto, professor Juliano Domingues. O seminário e as oficinas serão realizados no mês de abril no Colégio Liceu de Artes e Ofício, parceiro da proposta, como um projeto piloto para uma iniciativa a ser ampliada no futuro.

“A intenção é, a partir dessa experiência, elaborarmos um modelo que poderá ser replicado em mais escolas”, adianta a professora Andrea Trigueiro, coordenadora do curso de Jornalismo da Unicap e integrante da equipe responsável por formular e executar o projeto. Essa equipe também conta com o pesquisador Bruno Gueiros, doutorando em Ciências da Linguagem e mestre em Indústrias Criativas pela Unicap, além de Betânia Cordeiro e Rege Veras, respectivamente diretora e vice-diretor do Colégio Liceu.

O grupo completo esteve reunido na Unicap com os representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife Jeffrey Lodermeier, Stuart Beechler e Joanna Paula Ferreira. A comitiva dos EUA também foi recebida pelo pró-reitor de Graduação, professor Degislando Nóbrega.

A participação nas oficinas e seminário é restrita à comunidade da rede pública estadual de ensino de Pernambuco e as inscrições serão realizadas pela equipe de apoio do próprio Liceu. Em breve, divulgaremos por aqui outras informações sobre esse projeto.