Para fechar bem a semana, e começar o esquenta para 2023.1, separamos uma produção de dois estudantes do curso de jornalismo. Assíria Florêncio e Israel Teixeira elaboraram a videorreportagem “Bebidas de pernambuco: pioneirismo e criatividade do sabor à economia” como trabalho final da disciplina Técnicas de Captação e Edição para Vídeo, em 2022.2.

Ministrada pelo professor Filipe Falcão, a cadeira tem o objetivo de introduzir os estudantes aos primeiros conceitos da produção audiovisual aplicada ao jornalismo. Em aulas teóricas e práticas, eles são apresentados aos métodos de planejamento da composição fotográfica e cinematográfica, aos equipamentos especializados e como utilizá-los, além de técnicas para a edição do material bruto coletado.

Assim, ao final do semestre, os alunos são capazes de desenvolverem, de forma autônoma, uma videorreportagem de tema livre. Os estudantes conseguem ser responsáveis por toda a produção do material, desde a criação de seu roteiro, com a melhor escolha dos ângulos e planos para o assunto escolhido; passando pela captura de imagem e áudio; e, por fim, editando-o, nos laboratórios da própria universidade, com os softwares especializados, como o Adobe Premiere.

Técnicas de Captação e Edição para Vídeo é uma disciplina do 5º período do curso de jornalismo da Unicap. Assista aqui a videorreportagem.