Você sabe o que é fanzine? Não? Então, se liga que a gente vai te explicar! A palavra “fanzine” vem da junção de “fan” e “magazine”, no português “fã” e “revista.” Se trata de um veículo editado por fãs e para pessoas que compartilham da mesma paixão.

Nesse semestre, a professora Adriana Doria (@adriana.doriamatos) teve a iniciativa de começar um projeto de fanzines com os alunos do 6° período, da turma de Jornalismo Multimídia Especializado em Cultura. “A ideia de produzir zines com a turma surgiu de uma percepção de que poderíamos realizar uma atividade onde o lúdico, o criativo e o comunicativo se unissem de forma agradável e eficaz”, explica a professora Adriana.

Também de acordo com a professora, fanzines são um projeto de baixo impacto ambiental, feitos artesanalmente, e hoje vivemos numa sociedade cada vez mais digital. Por isso, é importante a criação de produtos que “requerem um outro aporte de materiais, pois colabora não apenas para a nossa compreensão do papel do jornalismo na comunicação humana, mas para nossa capacidade de gerir um produto que é feito, artesanalmente, totalmente por nós mesmos”.

A estudante Vitória Floro participou da atividade e gostou da sua experiência na construção do trabalho. “Foi como um suspiro de ar fresco em uma fase tão conturbada do curso, no começo da produção do TCC. Cada momento de produção passava mais como uma prática relaxante do que como uma obrigação que valeria nota. Foi uma das melhores propostas didáticas que já encontrei dentro da graduação,” define.

Vitória ressalta a importância dos fanzines para o jornalismo. “Acredito que seja uma didática que incentiva um olhar editorial completo de produção jornalística. Desde a produção textual até os símbolos visuais e estéticos, passando também por uma interligação coerente entre as histórias e como vai ficar a ordem das páginas etc […] Acredito que desenvolver traços de originalidade nos trabalhos jornalísticos é essencial para o desenvolvimento no mercado de trabalho, que está cada vez mais buscando o diferente do padrão de jornalismo quadrado e ultrapassado”.