O curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Unicap venceu 09 categorias da etapa regional da Expocom, mostra competitiva do Encontro Inter-Regiões Intercom 2021. A premiação reuniu os melhores trabalhos produzidos por instituições de ensino superior do Nordeste. Os vencedores concorrem agora na mostra nacional, representando a região, em outubro.

A Universidade Católica de Pernambuco é quem vai sediar o 44.º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Comunicação – Intercom, um dos mais importantes eventos de comunicação do Brasil.

“Tivemos mais da metade dos trabalhos que concorreram vencedores. Além disso, todos os finalistas da etapa regional também venceram, pois estavam entre os melhores da região Nordeste. Por isso, todos estão de parabéns!”, comemora a diretora da Escola de Comunicação, professora Carol Monteiro.

Carol Monteiro, Andrea Trigueiro, Adriana Dória, Lula Pinto e Renata Victor foram os professores responsáveis por orientar os vencedores da etapa regional.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Carla Teixeira, o resultado mostra a qualidade dos conteúdos produzidos em sala de aula. “A gente tem um curso que está completando 60 anos unindo a tradição e inovação aos novos arranjos jornalísticos. É muito gratificante estar celebrando com os alunos e professores esta conquista”, conta Carla.

Entre os estudantes, há o consenso da importância de estar na Expocom representando a Unicap. “O Redescoberta Fashion é o meu Trabalho de Conclusão de Curso e partiu da minha inquietação por uma moda consciente e sustentável atrelada à comunicação transparente. Gratidão à Unicap e à minha orientadora, Carol Monteiro”, destaca Júlia Farias, recém-formada no curso de Jornalismo.

Antônio Diniz, também recém-formado, conta sobre o que pautou a realização de seu projeto. “A minha produção – Domesticadas – aborda os impactos da herança escravocrata, do racismo e do machismo nas atividades domésticas desenvolvidas por mulheres negras”. O trabalho foi orientado pela professora Andrea Trigueiro.

Beatriz Albuquerque de Lima, também orientada pela professora Andrea Trigueiro, desenvolveu trabalho com foco nos grupos mais vulneráveis que ficaram expostos durante a pandemia do covid19. “A produção “Sistema em colapso: O reflexo da pandemia do coronavírus entre os grupos mais vulneráveis da Região Metropolitana do Recife” aborda os impactos desse período histórico entre pessoas negras, mulheres, crianças e idosos. Para o Intercom, apresento a matéria “O reflexo da pandemia para as mulheres”. Estou imensamente feliz em ser finalista da etapa nacional, e assim poder colaborar com um assunto tão importante que merece atenção.”

“Senti uma mistura de alegria e satisfação quando vi que o texto era finalista do Expocom! A ideia do texto foi muito simples, quis fazer uma homenagem bem-humorada a Jorge Ben, um dos maiores gênios da música popular brasileira e de quem sou muito fã. Partindo de uma notícia, brinco imaginando os dias em que ele ocupou sozinho o ambiente pomposo do Copacabana Palace. É muito gratificante saber que mais gente, além de mim, se divertiu com a ideia. Agradeço muito a orientadora que bancou a ideia, me forneceu subsídios para executá-la e encorajou a usar a criatividade dentro de um gênero irresistível como a crônica”, descreve Yuri Euzébio que foi orientado pela professora Adriana Dória.

Parabéns a todos os professores e estudantes envolvidos na produção dos trabalhos!! Boa sorte aos vencedores!!!

Confira a lista dos ganhadores:
Aluno: André de Azevedo Norões
Projeto de Assessoria de Imprensa (avulso) – Português com Bispo

Aluno: Antônio Lucas Diniz Macedo
Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio (avulso) – Radiodocumentário Domesticadas
Orientação: Andrea Trigueiro

Aluna: Beatriz Albuquerque de Lima
Reportagem em Áudio/Radiojornalismo (avulso) – Sistema em colapso: O Reflexo da pandemia do coronavírus entre os grupos mais vulneráveis da Região Metropolitana do Recife – Mulheres
Orientação: Andrea Trigueiro

Aluna: Clara Lucena
Ficção em Vídeo – telenovela, séries televisivas, webséries, ficção para internet e afins (avulso ou conjunto/série)
Orientação: Renata Maria Victor de Araujo