Design: Ana Julia Duarte

Por: Maria Clara Monteiro

O maior congresso de Ciências da Comunicação da América Latina está chegando na Universidade Católica de Pernambuco. O Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação) acontece anualmente desde 1977. Em 2020, teve a primeira edição on-line. Neste ano, considerando o estágio atual da pandemia, vai permanecer de forma virtual.

Tendo como tema “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”, e coordenação dos jornalistas e professores da Unicap, Dario Brito e Juliano Domingues, o Congresso Nacional vai do dia 4 a 9 de outubro; e até o dia 12 de agosto, os pesquisadores e estudantes podem submeter seus artigos.

Dentro do Congresso Nacional, ocorre a Expocom, a mostra competitiva que reúne trabalhos finalistas das etapas regionais. O resultado da etapa regional do Congresso, para o Nordeste, ocorre no dia 01 de julho. Nesta edição, a Escola de Comunicação da Unicap submeteu 24 trabalhos, divididos nas categorias de Jornalismo, Rádio, TV, Internet e Produção Transdisciplinar.

A diretora da Escola de Comunicação, Carolina Monteiro, está orientando oito trabalhos com diferentes temáticas. Dentre estes, o “Cliente 21” de Letícia Melo, indicado na categoria de produção jornalística para mídias sociais e voltado para o marketing humanizado. “A pauta são as transformações que as mídias sociais provocaram no relacionamento entre as marcas e os consumidores no século 21. Todo o processo foi realizado de forma remota, desde orientações com a professora aos contatos com os entrevistados e com o designer”, esclarece.

Letícia Melo, criadora do “Cliente 21” Foto: Arquivo Pessoal

O professor e jornalista Filipe Falcão orientou os trabalhos de Renata Vasconcelos, que aborda o aumento do consumo de cerveja artesanal na pandemia e de El Hana, que trouxe a fé e o impacto que as religiões causam na vida das pessoas, com recorte na comunidade LGBT. Para El Hana, o apoio foi fundamental para a conclusão do trabalho.

El Hana desenvolveu o trabalho “A fé tá na vida” Foto: Arquivo pessoal

“Meus amigos sempre me deram força e pude contar com o meu orientador para tudo. Filipe sempre acreditou em mim e me estimulou em cada etapa do processo, não é à toa que resultou na minha aprovação com nota máxima. Todo o processo, além de especial, resultou em um produto muito profissional e que superou todas as minhas expectativas”, assegura.

A turma do então 7º período do curso de jornalismo da Unicap submeteu o trabalho com a sala inteira. Tendo a estudante Carol Nunes como editora, o projeto tem como objetivo identificar os erros cometidos pela geração passada e que precisam ser consertados pela geração Z. “O material foi feito com a turma inteira na disciplina de Relação Multimídia. Na produção de conteúdo, cada aluno precisou realizar duas matérias e tiveram três editoras. Fiquei muito orgulhosa por fazer desse trabalho e porque eu estou vivendo a experiência antes de terminar o curso”, declara.

Orientada pela jornalista e professora Andrea Trigueiro, que está levando oito trabalhos para a Mostra, Beatriz Albuquerque apresenta a série de reportagens para o rádio “Sistema em colapso: O Reflexo da pandemia do coronavírus entre os grupos mais vulneráveis da Região Metropolitana do Recife”. Apesar da dificuldade com a pandemia, Beatriz garante que a experiência foi única. “É uma sensação muito boa ter conseguido concluir esse trabalho. É importante academicamente porque eu registro um período que é histórico. Então, ter conseguido concluir esse trabalho me orgulha muito”, atesta.

Beatriz Albuquerque concorre na categoria de Reportagem em Áudio/Radiojornalismo. Foto: Arquivo pessoal

A reportagem impressa “Saúde Mental na pandemia do Novo Coronavírus”, de Gustavo Henrique, também teve Carol Monteiro como orientadora. O estudante afirma que o processo foi de muita empatia e sutilidade, mas marcado pela rapidez característica do jornalismo. “Como as informações acerca da doença e as medidas de precaução ao vírus era atualizadas quase que diariamente, o desenvolvimento do projeto foi marcado por muita adrenalina e agilidade, tanto na busca por profissionais de saúde que pudessem analisar a questão da saúde mental X pandemia, quanto na captura de informações sobre métodos para que a sociedade obtivesse uma melhora na qualidade de vida durante o período pandêmico”, explica.

Gustavo Henrique, atualmente jornalista do SJCC. Foto: Arquivo pessoal

Júlia Farias desenvolveu um site sobre moda consciente e sustentável, aliada à comunicação. Da mesma forma, foi orientada pela professora Carol Monteiro, e impulsionada por uma inquietação enquanto consumidora, buscou transformar essa realidade. “Eu estava muito chateada com o sistema em que eu tinha que ficar comprando tudo para poder ficar dentro dos padrões. Aí, eu comecei a pesquisar. Nesse mesmo tempo, eu conheci o minimalismo. E o propósito do Redescoberta Fashion é justamente incentivar as pessoas para que possam consumir de forma responsável e criticamente, que repensem e reconheçam que podem fazer algo através de mudanças positivas, por pequenas que elas possam ser”, certifica Júlia.

Júlia Farias concorre na categoria Blog. Foto: Arquivo pessoal

Partilhando de sentimentos comuns, todos reafirmam a importância de concorrer ao Expocom no mesmo ano em que será sediado pela Universidade que os formou. Para El Hana, tem um significado a mais. “A Unicap mudou a minha vida e eu sinto que com essa premiação eu vou encerrar mais um capítulo mais do que especial da minha vida”, contou.