Nos dias 10 e 11 de agosto tivemos uma programação incrível para a abertura do semestre 2023.2 do curso de Jornalismo da Unicap. O evento, que aconteceu no Bloco A da universidade, contou com a presença de profissionais de diferentes áreas de atuação no jornalismo, que além de contarem sobre suas experiências profissionais, também promoveram oficinas e palestras para os alunos e professores do curso.

O evento iniciou com um debate muito importante sobre “Jornalismo no mercado tradicional” e contou com a participação de Bianka Carvalho, da Rede Globo Nordeste, Marise Rodrigues, da Rádio Folha FM e Elton Ponce, do Jornal do Commercio. Ambos tiveram uma troca muito divertida com alunos e professores sobre suas carreiras, contaram um pouco sobre suas experiências no mercado de trabalho e debateram sobre as dificuldades e alguns casos já vivenciados em suas áreas de atuação.

No período da noite, tivemos um diálogo muito bacana sobre “Jornalismo premiado” com Luiza Fuhrmann, Yuri Euzébio e Emerson Saboia, ambos ex -alunos da Unicap, que foram premiados em categorias da Expocom. Além de relatarem suas experiências na premiação, também contaram um pouco sobre a decisão de escolha de seus temas, o processo de produção e suas trajetórias .Após o debate dos ex -alunos, tivemos também duas oficinas para alunos e professores do curso. Gisele Carvallo, com a oficina “Bordado em Fotografia” e a professora Adriana Dória, com a Oficina “Escrita Criativa”.

Na sexta- feira, dia 11 de agosto, a programação se iniciou com o tema “ Novos Mercados” na presença de também ex-alunos, Priscilla Campos, crítica literária e Fernando Athayde, criador do “Elefantes na sala”, ambos discutiram sobre os desafios e os processos de investir em jornalismo independente, além de também responder algumas perguntas feitas por nossos alunos e professores do curso.

No período da noite, também foram realizadas mais duas oficinas, “Fotojornalismo em transformação” com Alexandre Gondim e “ Conceitos básicos de luz e câmera para documentário”, com Marcelo Pedroso.