O curso de Jornalismo possui dois projetos de extensão atualmente em atividade: o EducomDH e a LabCom. Ambos foram premiados na Expocom 2024, mostra competitiva que faz parte da programação do Intercom Nordeste. O evento aconteceu entre os dias 08 e 10 de maio deste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal – RN. O congresso nacional do Intercom que acontece em setembro, na Univali – Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú – SC, será o próximo desafio a ser encarado. Você conhece estes dois projetos?

O EducomDH — Educomunicação e Direitos Humanos na Mídia é um projeto que nasceu em 2021. Hoje desenvolve o programa TV Direitos Humanos e o podcast Expressão Livre. O EducomDH também estabelece parcerias com diversas organizações da sociedade civil, como, MST, Cendhec, Centro das Mulheres do Cabo e o Centro de Cultura Luiz Freire. O EducomDH foi finalista por três anos.

A coordenadora do curso de jornalismo e também orientadora do projeto, prof Andrea Trigueiro, fala com satisfação em poder ganhar o prêmio regional por dois anos consecutivos. “É muito gratificante se levarmos em conta que somos os melhores do Nordeste há dois anos seguidos. Além disso, é um projeto de base freireana, onde os estudantes protagonizam de forma autônoma as produções dos dois programas, tanto o Expressão Livre quanto o TVDH”, disse. Os professores Aline Grego e Juliano Domingues também participam da produção do TV Direitos Humanos.

O historiador e estudante do curso de jornalismo Marcelo Dantas defendeu por duas vezes o projeto de extensão e fala como é seguir mais uma vez para etapa nacional do Expocom. “Eu acho que o projeto de extensão tem essa perspectiva de transpor o espaço acadêmico e estar a serviço da população. A gente tem muito essa premissa de construir um conjunto pelas próprias parcerias que a gente tem. Eu fico muito feliz por ter esses espaços, por conhecer outras experiências muito significativas e vamos lá, rumo ao nacional e continuar fazendo essa troca de conhecimento e de experiências”, expressou Marcelo Dantas.

Já a LabCom – Agência-Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação é uma agência experimental que funciona como um espaço de aprendizado e produção para os voluntários e alunos bolsistas, inaugurada 2020. Este é o segundo ano que o projeto é finalista e o primeiro a receber o título de melhor do Nordeste.

O professor do curso de Jornalismo Filipe Falcão coordena o projeto desde janeiro de 2023. Para ele, o objetivo da LabCom é permitir que os/as alunos/as possam participar e colocar em pratica o que veem em sala de aula. “Para mim significa que estamos conseguindo realizar o trabalho. Fico muito feliz com essa premiação por representar todo esse esforço e permitir que esses/as estudantes sejam protagonistas de suas histórias”, afirmou.

O estudante do curso de Jornalismo Luiz D’Castro iniciou no projeto LabCom como voluntário e atualmente está como bolsista. É a primeira vez que ele participa de um congresso. “Estar no encontro da Intercom foi muito desafiador. Conseguir defender esse projeto de extensão e ter a premiação como resultado só me faz acreditar que sou capaz de produzir trabalhos além daquilo que imagino”, destacou Luiz D’Castro.

Texto escrito por: Luiz D’Castro / Filipe Falcão