Durante um mês passeamos por redações de TV, de assessoria e de rádio. Hoje, a nossa série Estágio Diário termina com a história do nosso estudante do sétimo Caio César, 21 anos, que estagia há um ano e sete meses no Jornal do Commércio (JC).
A primeira experiência de Caio no veículo foi no Blog Viral, do próprio JC. Para o estudante, na época, as técnicas de entrevistas e apuração eram assuntos que convergiam entre a universidade e o estágio. “Foi muito do que eu estava aprendendo. Eu lembro que à tarde eu tinha aula e no outro dia de manhã, eu já tinha uma coisa nova para aprender e aplicar no meu próximo texto”, destacou.
Caio recebeu um manual de redação na universidade, e através desse material, conseguiu ter uma boa base, apesar das dificuldades enfrentadas no início, com relação às dúvidas do editorial do veículo. “Eu já entendia como funcionava um texto jornalístico de redação, (…) porque eu realizava os trabalhos e recebia os feedbacks, foi muito importante para esse crescimento”, declarou.
Em seguida, o estudante foi para o setor das redes sociais, onde está até hoje. Alguns exemplos da rotina do Caio são abrir as plataformas de análise de métricas para ver o engajamento das publicações, distribuir os links do Jc Premium para o público ter acesso e realizar a primeira publicação do dia. Para as primeiras postagens, ele separa conteúdos para os diversos sites como JC, NE10 e entre outros.
Ao longo do tempo, o estudante desenvolveu várias habilidades como produzir textos multimidiáticos com serviços de otimização no Google e análise de dados e métricas das redes sociais. Tudo para entender como funcionam as ferramentas e para melhorar com a utilização dos métodos.
Mas nem tudo foi fácil nesta caminhada. A dificuldade na gramática, foi um dos desafios encontrados, mas Caio César logo recebeu o apoio e orientação dos colegas. O medo e a vergonha que nunca tinha existido antes na vida dele apareceu ao gravar vídeos no meio dos jornalistas mais experientes na redação. Ele acredita que com a prática do Jornalismo se aprende a errar menos. “O medo do erro é algo que a gente não deve ter no jornalismo, (…) nos estágios, porque é um momento crucial que a gente pode errar sim”, explica.
Por Luiz D´Castro