Ei estudante, quer saber como é a rotina de um estágio para se preparar para quando chegar a sua vez? Começa hoje uma série de postagens que vai mostrar experiências de estudantes nos seus estágios. A primeira matéria acompanha o nosso aluno Álvaro Torres, sexto período, que estagia na redação da TV Tribuna, no Jornal da Tribuna Primeira Edição, desde setembro de 2022.

“Fazer contatos, apurar, produzir conteúdo que consequentemente é posto no ar. Tudo isso faz parte das minhas atividades”. Essas são as palavras de Álvaro ao transmitir entusiasmo por participar de uma redação de um telejornal. Uma das principais tarefas de Álvaro começa pela manhã quando ele precisa apurar o que está acontecendo na cidade nas primeiras horas para ter uma noção sobre as notícias. Este serviço é conhecido como ronda.

No segundo momento, o estudante participa da reunião de pauta para definir o jornal do dia. Álvaro também verifica informações via whatsapp em busca de pautas com denúncias das comunidades. Ele também verifica e-mails das assessorias. A partir de 12h, Álvaro se prepara com a equipe de produção técnica para dar início ao programa.

Dos conhecimentos adquiridos na universidade, Álvaro exercita muitos no estágio. Ele analisa com atenção as fontes e os conteúdos que estão sendo pesquisados. Ele também tem cuidado aos fazer perguntas adequadas para estruturar as primeiras informações das matérias que está produzindo. Além disso, ele conseguiu desenvolver na TV Tribuna métodos minuciosos para a apuração de dados e aprendeu a escrever pautas para produzir matérias tanto ao vivo como nos VTs produzidos.

“É um sentimento de dever cumprido a cada dia, porque você sente que seu trabalho é fundamental e faz a diferença na vida de quem assiste”, explica Álvaro ao finalizar as suas atividades diárias no estágio.

Por Luiz D´Castro