Você sabe o que é um diretório acadêmico? Mais conhecido como DA, trata-se da representação e articulação dos estudantes dentro das instituições de ensino superior. O diretório acadêmico geralmente é composto por membros eleitos pelos estudantes, que atuam como representantes da classe discente. Alguns dos principais papéis desempenhados por um diretório acadêmico incluem:

-Representação estudantil: O diretório acadêmico representa os interesses dos estudantes junto à instituição de ensino, participando de reuniões e comitês para discutir questões relevantes para a comunidade estudantil.

-Promoção de atividades acadêmicas e culturais: O diretório organiza eventos, palestras, workshops e atividades culturais relacionadas aos temas de interesse dos estudantes. Isso pode incluir conferências, seminários, feiras de carreiras, festivais culturais, entre outros.

-Apoio aos estudantes: O DA pode oferecer suporte e orientação aos estudantes em diversas questões, como questões acadêmicas, burocráticas ou sociais.

-Defesa dos direitos estudantis: O DA deve atuar na defesa dos direitos dos estudantes, como acesso a uma educação de qualidade, condições adequadas de estudo, políticas de inclusão e diversidade, entre outros temas relevantes para a comunidade estudantil.

É importante ressaltar que as responsabilidades de um diretório acadêmico podem variar de acordo com a instituição e o contexto em que estão inseridos. Na Universidade Católica de Pernambuco, existem vários diretórios, mas hoje vamos falar sobre o DACOM Vladimir Herzog, o DA do curso de Jornalismo, nomeado em homenagem ao jornalista que foi torturado e assassinado na ditadura militar. O nosso diretório  está articulado com o DACOM que engloba todos os cursos da Escola de Comunicação.

Depois de sete anos sem um diretório, os estudantes sentiram a necessidade de se movimentar. Caio César, aluno de Jornalismo, foi um dos responsáveis pelo início dessa mudança sendo o primeiro coordenador da nova gestão. Quem ocupa a função de coordenadora do DA atualmente é Wilma Santos, estudante de Jornalismo do sétimo período. Wilma é estagiária da Secretaria de Educação de Camaragibe e coordenadora da equipe do Coletivo Sargento Perifa.

Sobre participar do DA, Wilma destaca a importância de fazer parte deste projeto. “Não há nada melhor do que esse aprendizado dentro dos movimentos estudantis, saber dos seus direitos, onde buscar ajuda, onde recorrer e que existem dentro de uma universidade, mesmo que seja privada ou filantrópica, como é a Unicap.” É importante lembrar que toda essa mobilização e movimento têm o propósito de continuar atuando por muitos anos no futuro e dependem diretamente do interesse das novas gerações de jornalistas que estão chegando.

Apesar de ser jovem, o DACOM vem concretizando suas pautas. “Conseguimos a liberação para o vestuário dos alunos que passam o dia na rua e precisam fazer sua higiene pessoal, além de conseguirmos um espaço de convivência liberado pela reitoria no bloco C”, comemora Wilma.

O DACOM oferece encontros semanais e abre as portas para todos os estudantes que desejam fazer parte dessa luta. Parafraseando a própria coordenadora, Wilma Santos: “Como dizem, é sim uma luta, mas é uma luta pacífica, uma luta de busca e conquistas.”