O curta-metragem Recife, Marrocos, dirigido pelo nosso professor Alexandre Figueiroa, ganhou o prêmio de melhor roteiro no VII Cine Jardim. A mostra de cinema aconteceu entre os dias 22 a 27 de maio, na cidade de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco.
Recife, Marrocos é um filme ensaio, o que representa uma metalinguagem audiovisual por meio de uma reflexão dos próprios filmes de Figueiroa. Nesse sentido, a película teve como objetivo principal suscitar reflexões acerca das suas obras anteriores como Kibe Lanches, Piu Piu e Eternamente Elza.
“O filme é uma oportunidade de fazer uma avaliação dos meus trabalhos anteriores dando luz a características constantes em minhas produções que permeiam a realidade da comunidade LGBTQIAPN+”, afirma Figueiroa sobre Recife, Marrocos.
O curta foi pensado inicialmente para compor uma mesa durante o congresso da SOCINE 2021 (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Na ocasião, Figueiroa participou da mesa intitulada “Caminhos Alternativos do Cinema em Pernambuco”, com o pesquisador Samuel Paiva (UFSCar) e a jornalista Amanda Mansur, docente da UFPE. Cada um dos participantes da mesa produziu um curta para a ocasião sendo Recife, Marrocos o assinado por Figueiroa.