A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriu a chamada de sugestões para a programação de um dos mais importantes encontros de jornalistas do país, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Por meio de formulário on-line, poderão ser compartilhadas ideias de palestras, cursos, oficinas, palestrantes e moderadores(as) para a 18ª edição do evento, a ser realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2023 (de quinta-feira a domingo), em São Paulo.
O evento geralmente tem cerca de 100 atividades. Em 2022, foram mais de 200 sugestões do público externo. A edição anterior bateu recorde de palestrantes, moderadores(as) e veículos e organizações participantes.
Para que jornalistas e estudantes de todo o país possam acompanhar mais atividades, a Abraji realizará o Congresso de 2023 de forma híbrida: presencial e on-line. Além de comparecer ao evento presencialmente, em local a ser definido, o público também poderá assistir parte das atividades de maneira remota. E se você já frequentou edições anteriores e ficou com a sensação de perder uma atividade por ter participado de outra, a Abraji traz uma boa notícia: uma parte da programação ficará disponível por tempo determinado em uma plataforma on-line para quem quiser ver e rever as sessões. As informações sobre os ingressos e modos de participação serão divulgadas a partir de abr.2023 quando as inscrições forem abertas.
Após as ideias recebidas passarem por um processo de sistematização, a diretoria da Abraji decidirá quais constarão da programação. Em 2023, a equipe Abraji incluiu novas perguntas no formulário e lembra aos participantes a importância de sessões que valorizem e promovam a diversidade e inclusão étnico-racial, de gênero e sexualidade, regional, socioeconômica e a relativa a pessoas com deficiência no jornalismo. As sugestões para a programação do Congresso poderão ser enviadas até o dia 16 de março de 2023.