Por Rafael Gueiros

Caio César é estudante do 4º período de Jornalismo na Unicap. É apaixonado por cinema desde criança e foi no curso técnico de Design Gráfico que a comunicação surgiu como um caminho. “Eu tinha esse foco na TV, no cinema, nos filmes, nas novelas, tudo isso brilhava pra mim”, revela. “Eu dizia à minha mãe que nasci pra ser artista e pra fazer comunicação”. Com o incentivo da mãe, Maurilene Gregório, Caio cursou o ensino médio na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Macaxeira, no curso de Comunicação Visual (Design Gráfico) em 2017. Nascia aí a proximidade com a comunicação.

No segundo ano do Ensino Médio, em 2018, Caio participou do “Tô Ligado na energia”, projeto promovido pelo grupo Neoenergia. A proposta do grupo era promover a conscientização sobre eficiência energética por meio de uma gincana na escola. “Tivemos uma formação com uma jornalista e fizemos a cobertura de todo o evento, focando na equipe da qual fazíamos parte”, explica. Foi aí que nasceu a paixão pela produção textual. “Percebi que eu produzi boas matérias, escrevendo bem. Lembro que alguém destacou isso e, a partir daí, fui pesquisar sobre a área. Foi quando decidi que jornalismo seria minha opção”.

Caio enfrentou dificuldades para ingressar em uma universidade. “Tentei, sem sucesso, bolsas para cursinhos pré-vestibulares particulares, pensando no Enem. Mesmo assim eu consegui entrar no Portal UFPE, um pré-vestibular gratuito da Federal. Com ele tive um ótimo suporte para ingressar em Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2020 pela nota do Enem”, destaca. No entanto, os custos impediram a continuidade naquela instituição de ensino.

No segundo semestre de 2020, o estudante viu a oportunidade de aplicar sua nota do Enem e tentar uma bolsa no vestibular da Unicap. Para surpresa de Caio, ele passou de primeira. “Demorou a cair a ficha. Eu sabia que aquele lugar ia ser a porta de mudança da minha vida. E está sendo”, relembra.

Além das disciplinas que já cursou nesses quatro períodos do curso, Caio vivenciou outras experiências, como dois estágios e uma pesquisa, fundamentais para sua formação. “A Católica abriu minha mente pra muitas coisas, além de abrir portas pra mim”, revela. Atualmente, Caio, após ter estagiado na Rede Damas Educacional, está no blog O Viral, do JC online. Também participa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap – Pibic, na pesquisa Cinema Pernambucano Contemporâneo: Identidade, Fotografia, Encenação, Pós Produção e Som (Elementos da Trilha Sonora no Cinema Pernambucano). Com a orientação do professor Ricardo Maia, Caio pesquisa sobre os elementos da trilha sonora do cinema pernambucano.

Estar cursando Jornalismo faz eco à trajetória de Caio, seus sonhos e seu desejo de justiça e igualdade. “O apoio da minha mãe foi fundamental para eu seguir meu sonho. Ela me ensinou que a educação era a única forma da gente conseguir vencer”, rememora. Caio encontrou seu caminho nas artes e na comunicação. Seu sonho é estruturar sua família, presenteá-la e, acima de tudo, deixar sua mãe cada vez mais orgulhosa. “Vencer não tem preço. Eu acho que esse é meu propósito de vida, eu quero estar lá por eles e representar um pouco deles em mim”, finaliza.