Por Ana Botelho

“E no meio desse caos todo que estamos vivendo, três cabeças pensantes decidiram que seria massa criar um podcast para fomentar a nossa cultura nordestina”. A articulação faz parte do projeto do podcast Veneza Cast, idealizado por Almir Cunha, Renan Gouveia e Matheus Luna. Jovens instigados e criativos que valorizam principalmente Pernambuco e suas potencialidades. 

Política, esporte, cultura, inovação e empreendedorismo são alguns dos temas dos episódios do Veneza Cast. Entre os convidados que já estiveram com o trio de jornalistas, estão o diretor de Cultura da Prefeitura de Olinda, Alexandre Miranda, o maestro Spok, a poeta Katarine Araújo, o jornalista esportivo Maciel Júnior, e o cientista político e professor da Unicap, Juliano Domingues. 

O Veneza Cast alcançou a marca de 18 episódios, produzidos hoje por uma equipe de sete pessoas, responsáveis por pesquisar temas, produzir e veicular o podcast. O toque pernambucano está presente em todos os episódios, que vão ao ar às segundas e quartas, no Youtube e no Spotify, pontualmente às 20h30.

A identidade do podcast é uma La Ursa, símbolo carnavalesco de Pernambuco. O nome “Veneza” vem da capital do Estado, pois Recife é conhecida como a Veneza brasileira. “Sentíamos falta de um podcast bairrista, que  não estivesse ligado aos veículos tradicionais de comunicação. Assim, de forma independente, estamos construindo algo inovador”, explica Almir Cunha, egresso do curso de Jornalismo e da especialização em Jornalismo Independente para Produção de conteúdos e Gestão financeira da Unicap.

O jornalismo independente ganha cada vez mais espaço no país, com iniciativas nativas digitais, como o Veneza Cast. Elas têm trazido à pauta temáticas tão importantes como os desertos de notícias, fake news, racismo, cultura, arte, acessibilidade. Por aqui vamos desejando o crescimento do Veneza Cast, essa iniciativa tão arretada quanto o povo pernambucano!