Por Rafael Gueiros

Israel Teixeira é um homem trans, negro, estudante de Jornalismo e amante de cinema. Ele encontrou no curso uma forma de fortalecer a expressão de sua voz. “Eu sou uma pessoa muito da arte, muito da cultura e, principalmente, do cinema, que é uma das minhas maiores fascinações da vida”. Cogitou cursar artes visuais, mas sua paixão pela comunicação e pela informação o levou para o Jornalismo, sem esquecer o amor pela cinematografia. O que ele não sabia era que o Jornalismo tem mais possibilidades do que ele imaginava.

Israel “Rael” como gosta de ser chamado é fã de cinema e atualmente é voluntário da Unilab e estagia na Rádio SEI

Antes de entrar na universidade, Rael, como gosta de ser chamado, estava apreensivo quanto à vida acadêmica por ser um homem trans. “Eu tinha muito medo do ambiente acadêmico, nunca coloquei um diploma como uma meta na minha vida”, confessa. Rael reflete sobre os motivos. “Para nós, pessoas trans, a sociedade exige duas vezes mais do se eu fosse um homem cis. Além disso, eu sou um homem trans negro”. Diante da sua insegurança, Rael buscava um espaço positivo na vida acadêmica. “Devido à transfobia e preconceito que ainda prevalecem no Brasil não imaginei não ser bem recebido”, revelou o estudante.

Sua experiência, no entanto, foi surpreendente. No curso de Jornalismo da Unicap ele encontrou  espaço e aceitação, de uma forma que nunca tinha imaginado. “Eu tive certeza que eu realmente estava no lugar certo”. disse Rael. “Eu estou me tornando um comunicador em um caminho acolhedor, nesse ambiente que é o curso”. Além de encontrar um espaço positivo, Rael analisa o quanto sabe hoje como ampliar o alcance de sua voz. “Nós vivemos muito preconceito, nós somos muito reprimidos, temos nossas vozes caladas por muitos anos. Eu enxergo o jornalismo como meu espaço de fala”.

Hoje Rael está no terceiro período de jornalismo, faz estágio na Rádio SEI de Notícias, da Secretaria de Imprensa de Pernambuco, além de participar do projeto de extensão UNILAB como produtor e auxiliar das redes sociais do curso de Jornalismo. Sem deixar seu amor pelo cinema de lado, Rael participa do Programa de Iniciação Científica da Unicap, em uma pesquisa sobre cinema, especificamente sobre os elementos sonoros do cinema pernambucano. “A área na qual pretendo trabalhar é a da cultura dentro do jornalismo e pretendo seguir também na carreira cinematográfica”. Recentemente, Rael foi um dos cinco selecionados da oficina de crítica de cinema do júri jovem do Cine Jardim, compondo a banca de análise de curtas pernambucanos. E ele está só começando <3

Rael hoje faz estágio na agência de rádio SEI

Rael Teixeira, passou por grandes dúvidas e incertezas para chegar onde chegou, servindo de grande exemplo de coragem e trabalho duro. O estudante de jornalismo possui uma Vakinha para conseguir realizar sua cirurgia de mastectomia, esta pode ser acessada pelo link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/mastectomia-do-rael e é recomendado para aqueles que não possam contribuir, ao menos compartilhar para ajudar Rael.