Por Rodolfo Libonati

“A cultura e as atitudes sociais têm recebido forte impacto dos meios de comunicação, e esse cenário nos convoca a refletir sobre a oportunidade e urgência de pautarmos as singularidades presentes na sociedade”. Assim é apresentado o livro Pauta Eficiente: Como Abordar a Deficiência na Imprensa, resultado da pesquisa de TCC de Ednilson Sacramento, jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2017. Dedicado aos estudos da acessibilidade cultural e à defesa dos direitos humanos, o autor oferece um guia prático visando a uma comunicação construída de forma inclusiva. 

Ednilson Sacramento

Contextualizado o cenário no país por definições da Lei Brasileira de Inclusão sobre quem são as pessoas com deficiência, e da OMS sobre os principais tipos de deficiência, o livro se destaca pelo enfoque sobre o auxílio aos demais profissionais da área para uma abordagem ética e cuidadosa. Com essa proposta, Sacramento trata do aprimoramento da linguagem, exemplificando palavras e falas comuns a se abandonar. Também orienta os diversos procedimentos jornalísticos, de acordo com os diferentes meios midiáticos – impresso, rádio/TV e internet – e ainda no ato de entrevistar alguém. 

A publicação traz ainda um conjunto diverso de recomendações e sugestões de pautas para as notícias e narrativas jornalísticas, com a contribuição opinativa de lideranças e ativistas na causa. São pontuadas questões como o discurso, através da apuração e vocabulário corretos; a inovação, com uma construção noticiosa livre de estereótipos; a escuta das vozes, na busca variada de fontes refletindo a pluralidade do coletivo e também na acessibilidade com que se fazem, por exemplo, os conteúdos noticiosos online. Além daquilo a se evitar e das pautas sugeridas, que abrangem temas como políticas públicas, jornalismo cidadão, carreira acadêmica e educação. 

O guia traz todos esses pontos para a ótica do exercício jornalístico cotidiano e ainda lança mão de uma entrevista com falas de jornalistas de diversos veículos de comunicação, referentes à construção da cobertura midiática sobre as deficiências e aqueles que as têm. Por fim, nos anexos, é oferecido acesso a um material extenso composto por guia de fontes, datas simbólicas, legislação e glossário. Com grande trabalho de pesquisa, assim, o autor José Ednilson Almeida do Sacramento cumpre papel significativo na valorização da acessibilidade e na construção de um jornalismo feito de fato para todas e todos.