Por Rafael Gueiros

Lara Sá sempre amou cinema. Desde pequena passava dias inteiros assistindo filmes. A paixão surgiu ao ver a coleção de seu pai. “Como um cinéfilo apaixonado, ou acumulador excessivo, ele tinha em suas estantes várias produções, desde a época de ouro de Hollywood até os recém- lançados”, relembra. Mas foi ao assistir o musical “Sete Noivas Para Sete Irmãos” que a estudante se apaixonou de fato pela sétima arte, revendo o filme diversas vezes.

A ligação foi imediata. Lara sabia que também queria seguir uma carreira que envolvesse a arte. “Mas por onde eu deveria começar?” Se perguntava. “Olhava para as opções de curso no último ano do ensino médio e pensava: quais escolhas tenho? Artes Cênicas? Mas era tímida demais. Cinema? Muita burocracia. Então o jornalismo surgiu”, conta.

Foi aí que Lara Sá conheceu a área de comunicação e se apaixonou por ela. Muito pela influência de sua irmã, Helena Dias, que também é jornalista, formada pela Unicap. A estudante se conectou com a área naquilo que a atraia, o jornalismo.

A influência da irmã Helena garantiu a escolha de Lara pelo Jornalismo

A jornada do curso não foi fácil. “Sou muito tímida e sei que o curso exige uma desenvoltura das pessoas. Além disso, sou extremamente teimosa, gosto das coisas do meu jeito”, confessa a estudante. E Lara foi se tornando outra pessoa. “Aprendi a virar gente quase à força. Sinto que me desprendi de um lado meu que ficou nos tempos da escola. Foi libertador”, analisa. Lara passou por grande pressão e agradece a sua mãe Ernestina pelo apoio e pelo amor “Ela me ajudou e me ajuda muito até hoje, a amo demais. é uma das minhas heroínas e exemplo de vida”. Além de se apaixonar pelo curso, Lara se encantou por sua turma, que ela conheceu quase que inteiramente pelas telas do computador. A estudante ingressou na Unicap em 2020 e teve apenas algumas aulas antes do lockdown. Mesmo assim, durante a pandemia Lara fez amizades e conheceu ainda mais sua turma. “Apesar de ter conhecido a maioria pela tela do computador, tem gente ali que carrego no meu coração”, afirma.

Lara e seus colegas de turma

Hoje, por ter se desprendido da timidez e, graças aos colegas e principalmente a si mesma, Lara conseguiu incríveis oportunidades. Atualmente está no projeto de extensão Escola de Educomunicação e Direitos Humanos – EducomDH, faz estágio na companhia Copergás e ainda participa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicap – o Pibic. “Posso dizer que estou vivendo uma aventura, e sinto que quero mais. Sonho em trabalhar com cinema, é uma questão de honra”, garante. Encontrou o amor pela fotografia e pelo rádio, mas ainda mantém uma forte conexão com o cinema.

Orientações remotas do Pibic não tiram a paixão de Lara pela pesquisa

Lara e sua mãe, Ernestina, seu exemplo de vida, uma das pessoas mais importantes em sua história. Sua companheira até o final.