Por Rafael Gueiros

Micael Moraes nasceu e cresceu na periferia do Recife. Já aos 15 anos de idade, tinha consciência de sua paixão pelo Jornalismo. “Sempre me inspirei em repórteres de rua que iam às comunidades e denunciavam o descaso com a população e cobravam do poder público uma resposta”, afirma. “Acho que aquilo que me levou ao Jornalismo. Potencializar vozes, fazer com que grupos minoritários sejam ouvidos, levar informações que impactam diretamente a vida das pessoas”, define, como parte do papel social da profissão que escolheu.

Micael Moraes estudou em escolas públicas e foi nelas que seu amor pela comunicação nasceu e cresceu. “Embora tímido, sempre me interessei em ouvir histórias e conversar com os amigos e vizinhos sobre os problemas da nossa comunidade,” garante.

Apesar da paixão pelo curso, Mica, como é chamado pelos amigos da Universidade, não conseguiu cursar Jornalismo logo após terminar o ensino médio. Persistente e sem querer desistir do seu sonho, tentou algumas vezes até que conseguiu passar no tão sonhado curso. “Levei cinco anos para ingressar na Universidade no curso que eu queria. Hoje olho minha trajetória até aqui e me sinto orgulhoso por não ter desistido”. Micael ingressou no curso em 2019. Hoje, está no 5º período, na Unicap.

Atualmente, Micael Morais é repórter do programa TV Direitos Humanos, veiculado aos sábados, às 19h, na TV Pernambuco. O trabalho faz parte da EDUCOMDH – Escola de Educomunicação e Direitos Humanos, um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Unicap, coordenado pela professora Andrea Trigueiro. “O TVDH é um um espaço no qual tenho aprendido bastante e sou muito feliz em participar”. Além disso, Micael se prepara para ingressar na pesquisa científica como aluno do Pibic, um outro desafio a encarar com tranquilidade. ”Talvez o jornalismo tenha me escolhido, não sei, só sei que não me vejo mais fazendo outra coisa,” confessa.