Por Myllene Pedroso

O caminho da estudante Ana Beatriz Venceslau no Jornalismo foi trilhado a partir dos seus 11 anos de idade. Amante dos papéis, ela conta que ser tagarela e curiosa são características que influenciaram a direção na qual já estava certa a seguir. “Sou uma mistura entre o acreditar e fazer acontecer. Menina de sonho e mulher de luta”. Assim, ela se define.

Geraldão, Imbiribeira. (Foto: acervo pessoal)

Ser jornalista sempre foi, e segue sendo, o seu maior sonho. Em 2018, ingressou no curso da Unicap e se viu imersa na prática jornalística desde o 1º período, quando estagiou na Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano. Passado um ano e meio, ela se tornou repórter da editoria de esportes do jornal Diário de Pernambuco. Foi lá que teve a certeza do seu lugar na profissão. “Assim como o jornalismo, a editoria de esportes tem um lugar importante na minha vida. São duas coisas que fazem o meu coração acelerar e, por consequência, validam o meu caminho”, explica.

Após dois anos no Diário de Pernambuco, ela precisou dar conta de dois novos desafios: ser chefe de conteúdo de uma seguradora médica e repórter esportiva do programa Show de Bola, do SBT. O primeiro durou cerca de três meses mas até hoje ela segue no segundo, onde mais o seu coração acelerado quer estar.

Turma de Jornalismo 2018.1 (Foto: acervo pessoal)

Ana ao lado de Luxa, técnico do Sete de Setembro. (Foto: acervo pessoal)

Ana sendo repórter do Diário de Pernambuco. (Foto: acervo pessoal)

Outro desafio sempre presente na vida de Ana é o de conciliar trabalho com a Universidade. E conta que os primeiros semestres foram bem intensos devido a uma cobrança pessoal de querer fazer o máximo em tudo. Hoje, suas metas são concluir o curso mas, antes, e acima de tudo, usar o jornalismo como ferramenta para ouvir, acolher e transformar positivamente a vida das pessoas. A previsão da formatura de Ana é em dezembro deste ano.

“A primeira, mas não única opinião, deve ser a sua. Sempre. Seja a primeira pessoa a acreditar que o sonho existe para ser realizado. Faça isso por você”, aconselha a estudante para os calouros e veteranos (não só de jornalismo).