Por Andrea Trigueiro

O curso de Jornalismo da Unicap levou três prêmios na Final Nacional da Expocom 2021, mostra competitiva que encerrou a programação do 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2021, que ocorreu de 04 a 09, remoto, sediado na Unicap. Professores e estudantes vibraram. A cada categoria anunciada, a expectativa. E a premiação finalmente veio. Confira os ganhadores da noite:

Na categoria Jornalismo JO 15, modalidade Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio (avulso), Antonio Diniz venceu com seu radiodocumentário “Domesticadas”, que mostra a herança escravocrata e machista no trabalho das mulheres trabalhadoras domésticas. “É uma emoção indescritível receber o prêmio nacional do lntercom. Ver a proporção que o meu trabalho tomou me enche de orgulho e gratidão pelas pessoas que tornaram esse projeto possível, especialmente Mirtes Santana, Fabiana Gomes e Eliane Bizerra. Só posso agradecer à Unicap, à minha orientadora Andrea Trigueiro e às pessoas que torcem por mim. Estou feliz e emocionado com a repercussão positiva de um trabalho acadêmico que significa tanto na minha trajetória”, afirmou.

Antonio Diniz: “Estou feliz e emocionado com a repercussão positiva de um trabalho acadêmico que significa tanto na minha trajetória”. Foto: Acervo pessoal

Beatriz Albuquerque ganhou o prêmio na categoria Jornalismo JO 10, na modalidade Reportagem em Áudio/Radiojornalismo (avulso), com a reportagem especial para o rádio “Sistema em colapso: o reflexo da pandemia do coronavírus entre os grupos mais vulneráveis da Região Metropolitana do Recife – Mulheres”. “Me faltam palavras para descrever a sensação de ter ganho o prêmio nacional do Intercom. É um misto de euforia e dever cumprido. Gostaria de nesse momento agradecer, mais uma vez, à minha orientadora Andrea Trigueiro e à Universidade. Morro de orgulho de fazer parte do time da Unicap, essa vitória é nossa”, celebrou.

Beatriz Albuquerque: “”Morro de orgulho de fazer parte do time da Unicap, essa vitória é nossa”. Foto: Acervo pessoal

A professora Andrea Trigueiro, orientadora dos dois trabalhos, também comemorou a vitória. “Os dois vencedores demonstram a força da mídia sonora, a importância dos temas sociais que atravessam, principalmente, a vida das mulheres, sobretudo na pandemia. Parabéns aos alunos pela coragem de apresentar pautas socialmente comprometidas”, afirmou.

Andrea Trigueiro: “Uma alegria imensa ter orientado os dois projetos vencedores”.
Foto: Acervo pessoal

Na categoria Produção Transdisciplinar PT02, na modalidade Design de Imprensa, Thais Schio foi a grande vencedora com o trabalho “Tremores: conversas sobre a arte contemporânea a partir da perspectiva decolonial”. Segundo ela, o trabalho “vem do desejo de experimentar novos formatos, novos diálogos, novas perspectivas. Eu quis questionar a imposição das coisas como são. Acredito em um jornalismo de subjetividades e foi esse o caminho que escolhi para fazer meu trabalho. Agradeço aos meus professores Carla Teixeira e Luiz Carlos Pinto, quem orientou e me encorajou a experimentar novas formas de pensar no fazer jornalístico”

Thais Schio: “Eu quis experimentar novos formatos e diálogos, fico feliz pelo reconhecimento”. Foto: Acervo pessoal

O professor orientador do trabalho, Lula Pinto, também celebrou a conquista. “É uma grande alegria ver o pensamento decolonial no centro de um trabalho vencedor de um dos prêmios mais importantes da Expocom,” afirmou.

Lula Pinto: “Alegria em ver a perspectiva decolonial da Tremores recebendo essa premiação”. Foto: Maira Acioly

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Carla Teixeira, os trabalhos vencedores demonstram a importância de debatermos temas atuais durante a formação dos alunos. “No ano do centenário de Paulo Freire e dos 60 anos do curso de Jornalismo da Unicap, é muito significativo para a comunicação jogar luz sobre os problemas contemporâneos e contribuir para o exercício da cidadania no ambiente educativo e dialógico que Freire propõe” finalizou.