O curso de Jornalismo da Unicap abriu oficialmente o semestre letivo de 2021.1 com um encontro remoto intitulado Diálogos que discutiu a Proteção de dados e inovação: o Jornalismo no combate à desinformação. O evento deu a largada para as comemorações dos 60 anos do curso de Jornalismo.
Na abertura do evento, na quinta (04.03), as coberturas especiais na linha de frente na pandemia foram contadas pelo jornalista pernambucano Leandro Magalhães, repórter da CNN, em Brasília, ex-aluno do curso de Jornalismo Unicap. Ele contou os bastidores de seu trabalho e detalhou o caminho que percorreu para se tornar um repórter respeitado no centro do poder na capital federal. Experiente, deu dicas aos estudantes que estão chegando ao mercado. “Seja sempre fiel ao que disse o entrevistado e você será respeitado por todas as fontes”, assegurou. A abertura da noite foi feita por Carla Teixeira, coordenadora do curso. A mediação ficou por conta da também egressa, Bruna de Oliveira, jornalista e especialista em Jornalismo Independente, hoje atuando como repórter na TV Pernambuco.
No segundo dia, a sexta (05.03), três convidadas compartilharam suas experiências. Cacyone Gomes, jornalista e advogada, integrante da Comissão de Direito e Tecnologia da OAB, falou sobre a importância da comunicação na cultura de proteção de dados pessoais no Brasil. “Precisamos conhecer a LGPD pois ela é muito importante para todos os jornalistas”, recomendou ele. A segunda convidada, Fefa Costa, jornalista e integrante da Rede Nacional de Combate à Desinformação contou sua experiência diante das fake news. Em sua fala, ela conscientizou a todos sobre a importância da checagem das notícias antes da publicação. Já Alice Souza, jornalista e Mestre em Indústrias Criativas, ambas formações feitas na Unicap, trouxe pro debate o papel do Aplicativo de checagem de notícias Confere.AI, criado por ela durante o mestrado. A abertura do segundo dia foi feita por Lula Pinto, professor e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas. A mediação foi de Mariana Araújo, jornalista, Mestre em Indústrias Criativas, com atuação no campo da comunicação corporativa.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo Carla Teixeira, a interação entre alunos e professores no chat do canal do curso no Youtube durante as palestras, demonstra o interesse das pessoas pela atualidade do tema. “É muito importante que a gente abra o diálogo sobre assuntos de interesse do jornalismo mas também do público em geral e esse evento mostrou que essa conversa é possível”, afirmou.