Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo da Católica promoveu bate papo com profissionais da área para marcar a abertura do semestre, sob o tema “Jornalismo: produção, convergência e conexões”. Destinado prioritariamente aos estudantes recém-chegados à universidade, o evento foi aberto também aos alunos e alunas veteranos, interessados em debater sobre os processos produtivos e de convergência no jornalismo hoje, bem como sobre as conexões entre linguagens e com a inovação e tecnologia.
O primeiro dia do encontro, que aconteceu no auditório Dom Helder Câmara, reuniu mais de 120 pessoas. O público pode conhecer melhor o novo projeto gráfico da revista Continente, assim como a integração entre as plataformas impressa e digital. Mariana Oliveira, editora assistente da revista Continente e ex-aluna da Unicap, e Olívia Mindêlo, editora do site da revista falaram sobre a revista, que em agosto chegou à edição de número 200. A coordenadora de conteúdos do aplicativo PorAqui, Raíssa Ebrahim, também esteve presente, explicando o perfil de jornalismo hiperlocalizado do aplicativo. O jornalista Pedro Galindo, também ex-aluno da Católica, apresentou a revista Febre, comentando sobre o projeto de conclusão de curso e a proposta de monetizar a publicação. A mediação foi realizada pela professora Andrea Trigueiro e pelo professor Lula Pinto.
Na tarde da terça, 15, foi a vez de debater a web como plataforma para a TV e o rádio. O professor João Guilherme Peixoto, que integra a equipe de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, apresentou o case da TV Web do TJPE, com as especificidades da produção e linguagem. O jornalista Celso Ishigami trouxe a experiência do podcast 45 minutos. Celso, que também é ex-aluno da Católica,contou sobre como é falar sobre sobre futebol e trabalhar com o rádio usando a web como plataforma.
O encontro abriu espaço ainda para relatos dos jornalistas que participaram da mostra competitiva Expocom em 2016 e 2017 – Bárbara Brandão, Tereza Eickman, Matheus Camarotti, Augusto Cataldi e Aline Cunha. Todos são ex-alunos do curso e apresentaram seus projetos, comentando sobre o desenvolvimento das reportagens. As estudantes Paula Paixão e Evelyne Valgueiro, que estão no sétimo período do curso, apresentaram o programa Rádio na Real, especial Política. Assim como Samanta Lira e Victor Augusto, com o aplicativo Convergente, e Sharon Baptista, com o vídeo (RE)Cidade, elas participaram da Expocom Nordeste, realizada em junho na cidade de Fortaleza, Ceará.
O diálogo entre o grupo de palestrantes e o público formado por estudantes do curso, foi mediado por Andrea Trigueiro e Carol Monteiro. Entre os destaques, a necessidade de observar abordagens inusitadas no desenvolvimento das reportagens, a função social do jornalismo, a percepção da metodologia do design thinking como uma ferramenta para a inovação. A iniciativa do curso de Jornalismo acontece a cada início de semestre, buscando estreitar os laços entre universidade e mercado, assim como debater perspectivas e possibilidades no jornalismo.