Nos dias 7 e 8 de Novembro o Centro de Ciências Sociais (CCS) realiza a segunda edição do Seminário do Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação (Icinform). Uma de suas principais funções é expor alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas e realizados ao longo do corrente ano.
No limite, o principal objetivo do Seminário, desde sua primeira edição em 2015, é intensificar as trocas e aprendizados a partir de diferentes focos e perspectivas entre os nossos estudantes e suas expertises. Estudantes de jogos digitais que sugerem mecanismos e funcionalidaes para projetos desenvolvidos por estudantes de comunicação social. Estudantes de jornalismo que pensam outros caminhos para sesoluções desenvolvidas pelo estudantes de publicidade. Aprendizes de publicidade que vêem estratégias para viabilizar jogos digitais. Estudantes de fotografia que pensam em roteiros de imagens para sequencias publicitárias. Gameficação de notícias, de estratégias publicitárias, de cooperação entre fotógrafos inciaintes ou não.
Parcerias a partir de coisas em desenvolvimento, união de forças em função de novas possibilidades, redirecionamento de ações a partir de novos olhares. Essas são algumas das possibilidades que emergem do encontro, para o qual contribuem os melhores trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento nos Cursos de Jornalismo, Publicidade, Fotografia e Jogos Digitais e convocados pelos professores. Os estudantes desses cursos são estimulados a apresentar projetos, trabalhos, sites, plataformas, soluções, processos desenvolvidos ou em desenvolvimento.
O encontro de estudantes com percursos pessoais e provenientes de cursos diferentes foi muito enriquecedor na primeira edição do Seminário Icinform, em Novembro de 2015, e explicitou a potência criativa do trabalho colaborativo, que se enriquece com diferentes experiências. Mas a programação abaixo também procura contemplar o contexto de eleições municipais no País com duas mesas em que o tema será explorado por profissionais do mercado e professores pesquisadores. É uma boa oportunidade para uma compreensão do processo do ponto de vista de quem trabalhou nas campanhas (jornalistas, designers, publicitários) assim como na perspectiva dos profissionais de comunicação que cobriram as eleições.
O evento concede certificado e os interessados podem se inscrever no evento criado no Facebook. Clique aqui.
Sobre o Icinform
Criado ainda na década de 1960, o Icinform foi o primeiro centro de estudos da comunicação do Brasil, fundado pelo professor e pesquisador Luiz Beltrão – à época, ele se chamava Instituto de Ciências da Informação. Este primeiro seminário marca o processo de refundação do Icinform, agora chamado Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação. Veja a programação da segunda edição do Seminário do Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação (Icinform):
Dia 7
13h30 às 15h30
Quem cobriu eleições em 2016? Convidados: Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo), Kauê Diniz (DP) , Marcela Balbino (JC), Vítor Araújo (CBN) e Paula Reis (UFPE). Mediação: Andrea Trigueiro (Unicap) Local: Sala 510 do Bloco A (quinto andar)
16h às 18h
Quem fez campanha? Convidados: Vitor Carvalho (consultor político), César Rocha (Rima Consultoria), Natasha Costa (repórter do Guia Eleitoral), Thales Castro (Unicap), Wagner Ramos (fotógrafo). Entrada ao vivo de Juliano Domingues via Skype. Mediação: Lula Pinto (Unicap) Local: Sala 510 do Bloco A (quinto andar)
19h às 20h30
Lançamento do livro Alexandre Figueiroa/Cláudio Bezerra Local: Anfiteatro do Bloco G4 (terceiro andar)
Dia 8
Encontro multidisciplinar
13h30 às 16h00
Apresentação de projetos de disciplinas dos cursos de Jornalismo, Jogos, Publicidade & Propaganda, Fotografia.
16h30 às 18h
Apresentação de TCCs