Por Andrea Trigueiro
Os alunos do curso de Jornalismo da Católica foram os grandes vencedores da 21ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. Eles estavam concorrendo nas quatro categorias dedicadas aos estudantes e levaram três prêmios. A entrega foi feita na noite desta quarta-feira (22), durante cerimônia em um jantar para convidados.
Para Valentine Herold, o prêmio significou muito, pois fazer rádio pela primeira vez “foi um grande desafio”. O trabalho da estudante tratou da relação nostálgica entre as pessoas e a música e levou nota máxima durante a avaliação da banca por ocasião de sua apresentação de trabalho de conclusão de curso (TCC). A orientação foi do professor Vlaudimir Salvador, que também esteve presente ao evento de entrega.
O trabalho em videojornalismo “Oito Baixos: Ô coisa bonita de se ouvir!”, de Caroline Rangel e Arline Lins, foi dedicado ao mestre Camarão, sanfoneiro que faleceu recentemente e é um dos personagens principais do documentário.
Sob a orientação do professor Alexandre Figueiroa, o vídeo, que recebeu nota máxima durante a banca de TCC, retrata a situação do instrumento oito baixos, típico da cultura nordestina, através de músicos que tentam perpetuar a técnica para novas gerações.
Na categoria internet, “Estilhaços da verdade: os rastros deixados pela bomba dos Guararapes”, de Alexandre da Silveira Lins, Thays Estarque e Victor Matheus Rodrigues de Jesus Melo, levou o prêmio.
O trabalho, orientado pelo professor Dario Brito, resgata em textos, fotos e vídeos, um dos episódios mais importantes da história recente do país: a explosão de uma bomba no Aeroporto dos Guararapes, no Recife. O TCC também recebeu nota 10 durante a banca examinadora.
Para o professor Vlaudimir Salvador, premiações como esta valorizam a produção acadêmica e “estimulam os estudantes na busca pela excelência de seu trabalho”.
Ainda segundo ele, em sala de aula, durante o curso, muitos estudantes acreditam que fazer um trabalho jornalístico na faculdade é algo muito distante daquilo que o mercado faz e “ganhar um Cristina Tavares, o maior prêmio do jornalismo pernambucano, aproxima a escola de comunicação das práticas do dia a dia profissional”, finaliza.
Confira os ganhadores:
INTERNET – “Estilhaços da verdade: os rastros deixados pela bomba dos Guararapes”
Alexandre Da Silveira Lins
Thays Del Pilar Estarque Casás Silva
Victor Matheus Rodrigues De Jesus Melo
(orientação: prof. Dario Brito)
RADIOJORNALISMO – “A canção que fiz pra você: nostalgia de um tempo não vivido na Música Popular Brasileira”
Valentine Carvalho Herold
(orientação: prof. Vlaudimir Salvador)
VIDEOJORNALISMO – “Oito Baixos: Ô coisa bonita de se ouvir!”
Arline Alessana Lira Lins
Caroline Barbosa Rangel
(orientação: prof. Alexandre Figueirôa)