Assista ao vídeo dos 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Alunos e ex-alunos, profissionais de destaque na área da comunicação, ajudam a contar a história de um dos mais tradicionais cursos de Jornalismo do País.

[vimeo=http://vimeo.com/45132802]

História

A habilitação em Jornalismo busca aliar formação teórica e vivência prática das atividades jornalísticas, resguardando a identidade nordestina e nacional, sem perder de vista, porém, o contexto de globalização social em que estamos inseridos. O curso baseia-se nos princípios institucionais da Universidade Católica de Pernambuco, universidade cristã e comunitária, que aspira à melhor qualidade de formação acadêmica.

Criado em 1961, é o mais antigo em funcionamento no Norte e Nordeste brasileiro, tendo, entre seus fundadores, o jornalista, professor e pesquisador Luiz Beltrão, pioneiro na prática de pesquisa em Comunicação Social no Brasil. As disciplinas da grade curricular contemplam aspectos humanistas e técnicos da profissão. Pela natureza do próprio Jornalismo, o curso da Católica busca, em outras áreas do conhecimento, elementos que alicercem a teoria e a prática jornalística, visando à formação dos nossos alunos. Os egressos de Jornalismo da Católica correspondem praticamente a 70% dos profissionais que atuam no mercado pernambucano.

Para atender às exigências técnicas do exercício jornalístico, o curso de Jornalismo da Católica é dotado de laboratórios de foto-jornalismo; rádio; televisão; planejamento gráfico; salas de redação, com microcomputadores conectados à Internet; sala de múltiplo uso e hemeroteca. Possibilita a seus estudantes estágios, bolsas de Iniciação Científica e atividades complementares. Tem, em seu quadro docente, profissionais com atuação em empresas de comunicação do Estado, contando, também, com professores mestres e doutores de diversos campos de conhecimento, propiciando aos alunos múltiplas visões do contexto ético, profissional e político-social contemporâneo.