Cactos no XVI Colóquio de História da Unicap / VI Colóquio de História do PPGH – Primeiro dia de apresentações

Na tarde de hoje (10/11/2022), tivemos o primeiro dia de apresentações no “ST 8 – Gênero, escravidão e violência”, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Cadena e Prof. Dr. Walter Amaral. O simpósio temático faz parte da programação do “XVI Colóquio de História da Unicap / VI Colóquio de História do PPGH: Tempos de celebração – independência e modernidade”, organizado pelo Curso de Licenciatura em História e Programa de Pós-graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco. Neste dia, contamos com oito comunicações, as quais foram marcadas pela diversidade de temáticas e realizadas em dois blocos, sendo intercalados com a abertura para o debate.

O primeiro bloco contou os seguintes trabalhos: “Sabores pernambucanos de Maria Lecticia Cavalcanti: a trajetória de uma imortal” (de Eduarda Poliana Souza Lopes), “Entre partituras e escritos: trajetória da imortal Elyana Caldas” (de Jéssica Vitória Sales de Souza), “Das letras à linguagem: o percurso de Nelly Carvalho no meio literário e publicitário” (de Moabe Camelo Rocha) e “Negritude, transgeneridade e a pluralidade do feminino: a educação pública como espaço de lutas, identidades e exclusões” (de José Romélio Rodrigues dos Santos Júnior).

No segundo, tivemos as seguintes apresentações: “Educação, poder e violência(s): o espaço escolar sob uma perspectiva de gênero” (de Giovanna dos Santos Ribeiro Paes), “‘Espólios de guerra’: o abuso sexual em Berlim no pós-guerra (1945-1950)” (de Nelcina Freire Alves), “Emancipação gradual ou pronta e o debate da época” (de Maria Betânia Barbosa de Andrade) e “A precariedade da liberdade: Josefa liberta e o crime de escravidão no sertão de Pernambuco (1873)” (de Ivan da Silva Oliveira).