Cactos no IV Simpósio Internacional de História da UEG

Cactos no IV Simpósio Internacional de História da UEG

Na tarde do dia 25 de outubro de 2022, tivemos as apresentações no “ST 9 – Gênero & Sexualidades: história e culturas alternativas”, sob a coordenação do Prof. Dr. Walter Amaral e Prof. Me. Victor Mariusso. O simpósio temático fez parte da programação do “IV Simpósio Internacional de História da UEG – Futuros imaginados: utopias, distopias e histórias alternativas”, organizado pelo Curso de História da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. Neste dia, contamos com cinco comunicações, as quais foram marcadas pela diversidade de temáticas; realizadas em dois blocos, sendo intercalados com a abertura para o debate.

No primeiro bloco contou os seguintes trabalhos: “As relações de gênero no plano municipal de educação de Goiânia: entre resistências e reexistências” (de Suellen Peixoto de Rezende), “A sodomia feminina dentro dos discursos jurídicos e religiosos de Portugal (séc. XVI-XIX)” (de Layane de Oliveira Carvalho) e “Marlene: artista popular do Brasil, ‘a incomparável’ do rádio” (de Raimundo Cézar Vaz Neto).

Já o segundo, contou com as apresentações das comunicações: “Misticismo feminino e a consolidação da modernidade na Alemanha do século 19: uma análise do caso de Anna Katharina Emmerich” (de Gabriel Henrique Dantas Monteiro) e “‘Tinha aqueles que queriam fazer a sierra maestra gay. Tinha os que queriam fazer strip-tease com lantejoula’: sexualidades e cultura contrahegemônica no Crasil” (de Victor Hugo da Silva Gomes Mariusso).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *