A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home |
|
|||||||
|
Boletim UnicapRecife, 24 de abril de 2008 Ano 7 Seminário discute Direito e Transexualidade Na noite desta quarta-feira (23), o auditório G2 estava cheio de estudantes da Universidade e de outras instituições para participar do I Seminário Internacional de Direito e Transexualidade, que teve como principal convidado o Dr. em Direito pela Faculdade de Coimbra, João Paulo Remédio Marques. Entre os debatedores estavam o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Jayme Asfora, o presidente do Cremepe, Dr. Carlos Vital, o professor Nilzardo Carneiro Leão e a professora Maria Clara Albuquerque. João Paulo começou definindo que o transexual é alguém preso a um corpo estranho. E esse alguém deseja a todo custo desde a adolescência ostentar características sexuais do sexo oposto. “Tem homem que casa, tem filhos e aos 40, 50 anos dá o grito do Ipiranga”, destacou. Existe um problema de identidade pessoal É preciso que os indivíduos conheçam a si próprios e sejam respeitados por suas escolhas. “A noção de sexo deve ser entendida de forma compósita, ou seja, entender que ela está presente em vários elementos. O sexo pode ser psicológico, externo, genital e cromossômico. Toda cultura humana apresenta ambigüidade sexual”, ressaltou. João Paulo afirma ainda que: “a opção sexual é influenciada pela presença ou ausência dos pais, as responsabilidades parentais precisam ser divididas”. Depois que terminou a explanação, foi aberto um debate. A palestra não dava sinais de que ia terminar. Afinal, o tema é polêmico e o que não faltam são discussões sobre o assunto. Além do conhecimento adquirido, os alunos participantes contaram com três horas de atividade complementar. Eleições americanas foram tema de debate nesta quinta-feira
|
Como funciona o processo das eleições norte-americanas e como o resultado das urnas pode afetar o Brasil foram os principais temas debatidos durante a palestra “Eleições Norte-Americanas: repercussões com o Brasil”, promovida pelo Núcleo de estudos para América Latina (Neal), na tarde desta quinta-feira (24), no anfiteatro do bloco G4.
O cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Guedes de Oliveira abriu o debate fazendo uma retrospectiva da política no país norte-americano. “A idéia de criar uma civilização americana surgiu da liderança inglesa sobre o país, na época da colonização”, explicou.
As eleições nos Estados Unidos funcionam da seguinte forma: primeiro cada estado realiza uma votação e seleciona os candidatos, um de cada partido. Após esse processo acontece uma eleição em nível nacional, quando o presidente é de fato eleito.
“Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos há apenas dois partidos: o Republicano, tido por muitos como conservador, associado à manutenção do poder; e o Democrata, que tem maior identificação nas classes mais baixas”, afirmou.
O que se acompanha pela televisão hoje são as prévias, uma espécie de apresentação dos candidatos de cada partido, do qual restará apenas um. O partido Republicano já tem um candidato certo, John McCain, enquanto que no Democrata a disputa ainda é acirrada entre Barack Obama e Hillary Clinton.
Sobre as repercussões dos resultados das eleições norte-americanas no Brasil, Guedes disse que não tem como precisar o que pode acontecer. “Não se sabe ao certo como o resultado pode afetar positiva ou negativamente nosso país. Pode ser que algo aconteça e que mude toda a plataforma de propostas do candidato”, afirmou.Samba é reverenciado
Por Anna Salustiano
O samba, um ritmo genuinamente brasileiro, está sendo homenageado pelo MPB Unicap. O show intitulado de “Prêmio e castigo” pode ser visto até amanhã (25), no Teatro da Universidade, localizado do 1º andar do bloco B. A apresentação começa às 20h e a entrada é franca.
Ao entrar no Teatro, as pessoas se deparam com um banner do professor Armando da Costa Carvalho, o idealizador do grupo. E a seleção musical também foi dele. Essa é a primeira vez que, ao longo dos 25 anos de estrada, o MPB realiza uma temporada de shows sem o professor Armando.
Emoções à parte, os 25 integrantes, entre eles, alunos, ex-alunos e funcionários estavam trajados bem à brasileira. As roupas eram branca, azul, amarela e verde. Tudo bem planejado para que o ambiente ficasse com a cara do samba.
A versatilidade do ritmo foi mostrada ao longo de blocos. O espetáculo tem duas horas e é todo dividido. Entre um bloco e outro, o público escuta da cantora Ilana Ventura a explicação de cada gênero. São eles, samba de gafieira, samba de breque, samba canção, samba de quadra e sambalanço. O último foi influenciado pelo jazz e deu origem à bossa nova.
Entre as músicas cantadas estão Sem Compromisso, de Chico Buarque, Aquarela do Brasil, de Pixinguinha, Goiabada Cascão, Nei Lopes, entre outras. O show cumpre com a função de resgatar a autêntica música brasileira. Está bonito de se ver.
Serviço – Show do MPB Unicap “Prêmio e castigo”. Uma homenagem ao samba.
Dias: 23, 24 e 25 de abril, às 20h. No Teatro da Unicap, primeiro andar do bloco B, na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista. Entrada franca.Aluno de Ciência da Computação ministra minicurso no II Encontro do Software Livre
Por Lucélia Brito
O aluno do 9º período do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Renato irá ministrar no II Encontro de Software Livre de Pernambuco, na sexta-feira (25), das 14h às 17h, o minicurso "Desenvolvendo Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com a Google Maps API". Carlos Renato é bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto "Redução da Complexidade Computacional da Quantização Vetorial" e foi convidado pela Especializa Treinamentos para ministrar esse minicurso.
O minicurso abordará o uso da interface de programação fornecida pelo Google para o processamento e visualização de informações geográficas em mapas e em imagens de satélite disponíveis na base de dados dos servidores do site. Quem participar do minicurso terá a oportunidade de aprender a realizar consultas por nomes de ruas e avenidas e salvar pontos de interesse nos mapas dentre outras aplicações interessantes para sistemas Web.
O II Encontro do Software Livre de Pernambuco pretende difundir a cultura do Software Livre e promover a troca de conhecimentos entre usuários, desenvolvedores, empresas, instituições de ensino, governo e comunidade. O evento está sendo realizado até sexta-feira (25), no Recife, e inclui debates a respeito do desenvolvimento, compartilhamento e propagação destes softwares, além de minicursos, exposições de painéis e apresentação de trabalhos técnicos e acadêmicos. Ao todo, estão sendo oferecidas 93 palestras e 13 minicursos.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no www.softwarelivrepe.com.br.
A cosmologia antropológica foi o tema do debate da edição desta quinta-feira (24) do projeto Filosofia Aberta. Durante o encontro, que aconteceu no final da tarde na Universidade Católica de Pernambuco, apresentou-se a filosofia da natureza grega a partir da perspectiva antropológica.
A apresentação foi realizada pelo aluno da Católica Ednaldo Isidoro, que colocou seu material de estudo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) em discussão. “Cosmologia Antropológica: fundamentos da consciência ecológica na filosofia clássica” foi o tema central do debate. “A idéia de lei natural é uma idéia de justiça, um refletir sobre o mundo humano”, argumentou.
Ednaldo colocou pensamentos de Platão e Aristóteles, além de falar sobre o cosmos. “O homem é a única criatura que tem parcela do cosmos em si, o que está ligado a sua alma. É ela quem governa seu corpo”, afirmou.
No final da discussão foi proposto um debate com os alunos presentes, que tiveram a participação no evento válida como atividade complementar.
O Grupo Madrigal Marlos Nobre apresenta, regido pelo Irmão Lindbergh Pires, no dia 30 de maio, às 20h, na Capela da Católica, um recital em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A apresentação vai contar com a participação do pianista Alison Queiroz. Serão apresentadas canções como a Melodia Sentimental, pela solista do grupo Adriana Lara; Canção do Poeta do Século XVIII, por Bruno Ranniery; Bachiana nº 5, por Gleyce Timóteo, entre outras obras. O recital é aberto ao público.
Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 1887, iniciando seus estudos com seu pai, que lhe ensinou teoria musical, além de violoncelo e clarinete. No período que vai de 1905 até 1912, ao percorrer diversos estados do Norte e Nordeste, ficou impressionado com as diferentes manifestações folclóricas, com os instrumentos musicais, com as cantigas de roda, com os cantadores e repentistas, recebendo inúmeras influências sonoras.
Programação do recital:
Seresta nº 5
Solista: Patrícia Maria da Silva.
Canção do Poeta do Século XVIII
Solista: Bruno Ranniery
Canção do Amor
Solista: Lucas Timóteo de Melo.
Na Paz do Outono – Seresta nº 6
Solista: Mary Ruth.
Abril – Seresta nº 9
Solista: Ivan Ferreira de Lima Jr.
Anjo da Guarda – Seresta nº 2
Solista: Seatiel Sergio Maciel
Evocação nº 7
Solista: Adonis Bezerra da Silva
Melodia Sentimental
Solista: Adriana Lara.
Lundu da Marquesa de Santos
Solista: Albery Lins da Silva.
Redondilha – Seresta nº 6
Solista: Gauss Lins de Araújo.
Nhapopê – Modinha
Solista: Fernando Almeida do Nascimento.
Bachiana nº 5 – Ária e Cantilena.
Solista: Gleyce Timóteo de Melo.
.: Outras Notícias :.
Boletim Unicap
:: Expediente ::.
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).
PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).
PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco
DESIGNER: Java Araújo
WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para