Boletim Unicap
Recife, 02 de abril de 2008 Ano 7
Nota Oficial
Aos estudantes-beneficiários do Prouni
Cabe-me esclarecer que, tendo em vista os limites da renda per capita estabelecidos pelos parágrafos 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13.01.2005 (LEI DO PROUNI), para a concessão de bolsa, e as conseqüências danosas (perda do direito), se ultrapassados ditos limites, mercê de nova remuneração obtida pelo beneficiário, esta Universidade, por cautela, não concede bolsas do Pibic aos estudantes vinculados ao Prouni.
Considerando, porém, os reclamos desses estudantes e objetivando dirimir dúvidas, foi endereçada consulta sobre o tema, à Sra. Coordenadora-Geral do Prouni. Assim, tão logo chegue a resposta, esta Universidade dará conhecimento do seu teor aos interessados, adotando, se for o caso, as providências cabíveis.
Prof. Luciano José Pinheiro Barros
Pró-Reitor Administrativo
Universidade Católica de Pernambuco
Arquiteta da URB faz palestra sobre urbanização do Bairro do Recife
Por Glaucio Alves
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a urbanização do Bairro do Recife, na manhã desta quarta-feira (2), durante palestra realizada na sala multiuso do bloco D. Para discutir e apresentar os projetos atuais e traçar um histórico do tema, foi convidada a arquiteta da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Rúbia Campelo.
De acordo com a arquiteta, os programas Monumenta, do Governo Federal, e o Prodetur, iniciativa de crédito financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, são os principais responsáveis pelas atuais intervenções no bairro. Porém, Rúbia lembrou que os primeiros projetos com o mesmo objetivo datam do final da década de 70. “O Recife é uma cidade que sai na frente com a criação, em 1979, das primeiras leis municipais que regem a preservação do patrimônio histórico e cultural”, afirmou.
Atualmente, o Bairro do Recife possui 100 hectares (cerca de dez vezes o tamanho original), 849 habitantes, 705 imóveis preservados, seis monumentos tombados e mais de 115 mil metros quadrados de área construída e que está ociosa. “Esses vazios se devem às mudanças de algumas atividades do Porto do Recife para Suape”, destacou. “Também existem projetos, que não saíram do papel, para a comunidade do Pilar, formada por antigos trabalhadores do porto”, complementou.
A arquiteta destaca que as iniciativas de revitalização do Bairro do Recife promovidas juntamente com a iniciativa privada ganharam destaque. Entre 1997 e 2000 foi traçado um plano específico para o bairro, marcado pela diversificação funcional dos prédios. “Em 1998 chega à capital o programa Monumenta que realizou o tombamento de todo o bairro. O local ficou conhecido como o maior conjunto urbano eclético preservado do Brasil”, informou a arquiteta.
O último grande projeto para o bairro é o Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda, que tem o objetivo de reestruturar toda a região compreendida entre a ilha do Recife e o sítio histórico de Olinda, transformando essa área em um grande centro de atração turística e cultural. “Nosso objetivo é trabalhar para melhorar o centro da cidade, principalmente o Bairro do Recife, que foi onde começou a urbanização da capital”, ressaltou.
Sotaque na televisão é tema de palestra nesta quinta-feira
Por Anne Mendes
O sotaque na televisão será tema de palestra organizada pela professora do curso de Jornalismo Stela Maris. Nesta quinta-feira (3), a partir das 15h, na sala 113 do bloco D, os alunos acompanharão a apresentação da pesquisadora da UNB Ana Lúcia Medeiros. Ela é formada em comunicação e autora do livro “Sotaques na TV”, que traz relatos de atores e jornalistas sobre as dificuldades de lidar com o sotaque nas novelas e telejornais.
Em passagem rápida pelo Recife, Ana Lúcia, que é especializada na área de comunicação com ênfase em jornalismo e editoração, deve abordar durante a palestra a importância de trabalhar de forma valorativa o sotaque na televisão.
A situação da mídia no país será debatida na Católica
Por Anne Mendes
Na próxima quarta-feira (9) será realizado um encontro sobre Mídia Alternativa na Universidade Católica de Pernambuco. A partir das 19h, na sala 510 do bloco A, será debatida a situação da mídia no Brasil. O evento está sendo organizado pelo professor do curso de Jornalismo Ricardo Mello, que é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.
Uma série de debates como esse vêm sendo realizados em todo o país desde o dia 8 de março, quando aconteceu o primeiro encontro em São Paulo. Ao verificar que há um problema no país quanto à qualidade da informação que as pessoas recebem, os organizadores decidiram promover debates regionais.
Além de estimular a discussão, esses encontros servem como uma preparação para o I Fórum Mídia Livre, previsto para acontecer em maio, no Rio de Janeiro.
O evento é aberto para profissionais da área de comunicação, entre estudantes, jornalistas, professores, militantes de movimentos sociais e representantes de veículos de comunicação independentes. Depois do Recife, mais dois encontros devem acontecer, um no dia 10, em Aracaju, e outro no dia 11, em Salvador.
Estudantes poderão participar do 5º Congresso Estadual de Jornalismo
Por Anne Mendes
Depois de mais de 15 anos de espera, foi anunciado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco a realização do 5º Congresso Estadual de Jornalismo. Nos dias 25 e 26 de abril, jornalistas e estudantes de Jornalismo de todo o Estado se encontrarão para debater temas como os 200 anos da Imprensa, a formação e o mercado de trabalho.
A abertura oficial do Congresso será no dia 24, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na Torre Malakoff. No dia 25, haverá palestras e apresentação de trabalhos de estudantes. A programação será realizada no auditório da Aliança Francesa, no período da manhã e à tarde. Durante a noite, acontecerá uma palestra com Hilton Lacerda, no cineclube Aliança. O evento será encerrado no dia 26 com uma plenária.
Informações pelo telefone 3221.4699
Neal promove sexta-feira palestra sobre células-tronco
Por Anne Mendes
“A Questão das Células-tronco”. Esse será o tema da palestra a ser realizada nesta sexta-feira (4) na Universidade Católica de Pernambuco, a partir das 15h. O evento, que foi organizado pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Neal), terá como convidada a Profª Drª Maria Clara Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, e acontecerá na sala 501 do bloco G4.Informações pelo telefone 2119.4067
Abertas inscrições para o Simpósio de Filosofia do Grupo Hegel
Por Glaucio Alves
O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da Universidade Católica de Pernambuco irá promover o II Simpósio de Filosofia do Grupo Hegel Unicap com o tema "Revisitando Hegel: interlocuções filosóficas". O evento, que tem o apoio do Consulado Geral da República Federativa da Alemanha no Recife, vai acontecer entre os dias 5 e 9 de maio. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no Neal, que fica no 7º andar do bloco G4. Informações pelos e-mails neal@unicap.br ou grupohegelunicap@gmail.com. Quem preferir, pode ligar para o Núcleo pelo telefone (81) 2119.4067, no horário das 8h às 12h e 13h às 17h.
Instituição saudita oferece bolsas de pós-graduação
Por Anne Mendes com informações do Portal Universia
Uma instituição saudita criada recentemente para fomentar pesquisas de pós-graduação está com inscrições abertas para o programa de bolsas. Os interessados às candidaturas para a Kaust (King Abdullah University of Science and Tecnology) devem estar dispostos a desenvolver pesquisas nas áreas de Ciência e Tecnologia. As inscrições podem ser feitas até 11 de maio.
Estão sendo oferecidas quatro linhas de pesquisa: Recursos, Energia e Meio Ambiente; Biociências e Engenharia; Ciências dos Materiais e Engenharia; Matemáticas Aplicadas e Ciências Computacionais.
Quem for aprovado terá a disposição uma bolsa que proporciona inscrição completa, manutenção, apoio para livros e computador, além de participação nos seminários de verão. Vinte e um alunos da América Latina já foram beneficiados com bolsas. Informações, critérios de avaliação e inscrições através da página www.kaust.edu.sa ou pelo e-mail becas@iielatinamerica.org .
.: Outras Notícias :.
Boletim Unicap
:: Expediente ::.
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).
PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).
PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco
DESIGNER: Java Araújo
WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para |